O que eu aprendi escrevendo para blogs durante 13 anos

Imagem mostra notebook, bloco de notas e café

Desde que comecei a minha vida escrevendo para blogs, quando a internet ainda não era o fenômeno que é hoje, ali por volta de 2004, um tema sempre me despertou interesse: quais as características objetivas que fazem um texto ser mais lido do que o outro?

Eu lembro que sempre brincava com os amigos, dizendo que muitas vezes investia tempo com pesquisa e redação sobre um assunto que eu achava legal e, quando postava, a reação era mínima. Continue lendo “O que eu aprendi escrevendo para blogs durante 13 anos”

2 dicas simples para quem quer fazer bons anúncios no Facebook

Mulher digitando no Facebook em laptop

Muita gente já me perguntou como que se faz anúncios no Facebook. É um assunto tão interessante e que já caiu tanto no gosto popular que o termo “impulsionar a postagem” é amplamente utilizado por quem usa a ferramenta com frequência.

Apesar disso, há um questionamento sobre a real efetividade de “impulsionar a postagem”. Já ouvi de pequenos empresários que a tática, embora traga mais comentários e curtidas para uma publicação, muitas vezes não retorna em vendas, principalmente para quem trabalha com produtos digitais. Continue lendo “2 dicas simples para quem quer fazer bons anúncios no Facebook”

Como as assessorias de imprensa são preciosas em uma estratégia de marketing digital

Jornais empilhados em uma banca

É impossível pensar um trabalho de comunicação para uma marca ou para um cliente específico sem pensar em marketing digital.

Afinal, as redes sociais são uma força que podem, sem intermediação de órgãos de imprensa tradicionais, fazer sua mensagem chegar a milhares de pessoas. Continue lendo “Como as assessorias de imprensa são preciosas em uma estratégia de marketing digital”

O que estou fazendo para acompanhar as mudanças do Marketing Digital

Computador, caderno e as mudanças do marketing digital

Eu trabalho profissionalmente no mercado digital desde 2010, quando fui chamado para fazer as redes sociais de um candidato a governador do Rio Grande do Norte.

Naquela época, o desafio era conseguir uma boa exposição no Twitter (rede social do momento) e ser uma espécie de community manager das comunidades do Orkut, criadas para organizar a militância política. Continue lendo “O que estou fazendo para acompanhar as mudanças do Marketing Digital”