Certificações do Google: o que são e como tirá-las?

Certificações do Google: celular mostra a palavra Analytics

O Google é uma ferramenta incrível. E não só porque ele organiza as informações do mundo, cumprindo a missão que ele mesmo se dá. Mas porque ele tem algumas das melhores ferramentas de marketing digital do mercado. E não contente com isso, eles ainda possuem guias gratuitos para que qualquer pessoa possa aprender a utilizar … Continue lendo Certificações do Google: o que são e como tirá-las?

O curso de Marketing Digital da Udacity vale a pena? [2]

Curso de Marketing Digital da Udacity vale a pena?

Em maio este ano, escrevi um texto sobre o Nanodegree de Marketing Digital da Udacity. O curso é novo do Brasil e chegou por essas bandas com uma estratégia de divulgação agressiva, o que resultou em centenas de estudantes, milhares de interessados e em uma dúvida: será que ele vale a pena? O texto que … Continue lendo O curso de Marketing Digital da Udacity vale a pena? [2]

Você realmente sabe o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing

De dois anos para cá, o Inbound Marketing cresceu exponencialmente no Brasil. Os motivos são simples: a maior capacitação dos profissionais da área e os resultados que a estratégia traz para empresas de diversos segmentos. O gráfico do Google Trends mostra o quanto o volume de pesquisas sobre o termo aumentou a partir de 2015. Em … Continue lendo Você realmente sabe o que é Inbound Marketing?

7 dicas matadoras de marketing digital para produtores culturais e artistas

Há pelo menos 10 anos eu trabalho de forma direta ou indiretamente com cultura. Ali pelo ano de 2007, fui selecionado para participar do projeto Rumos Jornalismo Cultural do Itaú Cultural e foi meu pontapé profissional na área. Durante esse período de 10 anos, fui repórter em caderno de cultura, tive uma revista cultural (Revista … Continue lendo 7 dicas matadoras de marketing digital para produtores culturais e artistas

O que pequenas empresas podem fazer para se dar bem na internet

5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Para donos de pequenas empresas, estar nas redes sociais é imprescindível. Mesmo aqueles que não tenham facilidade com computadores, ter algum tipo de presença digital, hoje, é essencial para a divulgação de novos negócios. A pergunta que muitas fazem é: como ter uma presença efetiva, que traga um maior volume de negócios e faça um … Continue lendo O que pequenas empresas podem fazer para se dar bem na internet

O que eu aprendi escrevendo para blogs durante 13 anos

Imagem mostra notebook, bloco de notas e café

Desde que comecei a minha vida escrevendo para blogs, quando a internet ainda não era o fenômeno que é hoje, ali por volta de 2004, um tema sempre me despertou interesse: quais as características objetivas que fazem um texto ser mais lido do que o outro? Eu lembro que sempre brincava com os amigos, dizendo … Continue lendo O que eu aprendi escrevendo para blogs durante 13 anos

2 dicas simples para quem quer fazer bons anúncios no Facebook

Mulher digitando no Facebook em laptop

Muita gente já me perguntou como que se faz anúncios no Facebook. É um assunto tão interessante e que já caiu tanto no gosto popular que o termo "impulsionar a postagem" é amplamente utilizado por quem usa a ferramenta com frequência. Apesar disso, há um questionamento sobre a real efetividade de "impulsionar a postagem". Já … Continue lendo 2 dicas simples para quem quer fazer bons anúncios no Facebook