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Como fazer pesquisa de palavra chave de forma fácil e eficiente?

pesquisa de palavra chave: google

Você já imaginou saber como as pessoas pesquisam os serviços que você oferece na internet? E como isso pode ser valioso para o seu negócio?

Se não, saiba que essa informação é útil para entender melhor a sua persona, além de fornecer ideias para você criar novos produtos, mais focados no resultados financeiros da sua empresa.

E se eu dissesse que fazer isso é possível? E melhor, fácil e gratuito?

Se antes esse tipo de coisa estava reservada aos técnicos e ninjas do marketing digital, que sabiam usar bem ferramentas como o Keyword Planner ou que se dispunham a pagar softwares caros, hoje é fácil e acessível para qualquer um.

Quer ver?

Então segue nesse texto que vou te explicar em detalhes.

O que é pesquisa de palavra chave?

A pesquisa de palavra chave é um tipo de investigação que você faz na internet para saber o que as pessoas buscam no Google.

É como se você fosse um detetive: a partir de palavras sobre qualquer tema, você consegue ver o volume aproximado de busca, o valor pago pelo clique dele e até mesmo descobrir perguntas relacionadas àquele tema.

Não entendeu?

Então imagine a palavra ‘padaria’.

Ela tem uma média de 246 mil pesquisas mensais no Google e o valor médio do clique é de R$ 0,34. Dá uma olhadinha abaixo:

E quem normalmente pesquisa a palavra padaria em alguma pergunta, está querendo saber algo sobre “como fazer sonho de padaria” ou sobre “como montar uma padaria”.

Com essas informações em mãos, você pode criar um post de um blog para tentar resolver dúvidas comuns, seja se a persona for a pessoa que quer aprender a cozinhar, seja o empreendedor que quer abrir uma padaria.

Ou até mesmo usar esse tipo de informação para inspirar alguma ação de marketing.

Imagina uma padaria que quer fazer uma ação para ser mais conhecida dando uma aula gratuita de como fazer um sonho ou um pudim?

Não só chamaria muita atenção, como ela conseguiria conquistar vários novos clientes. Não é legal?

Mas então, como fazer uma pesquisa de palavra chave?

Há várias formas, mas eu vou te ensinar as minhas preferidas.

Mas antes, um aviso: é comum você encontrar em vários blogs a indicação da ferramenta Keyword Planner.

Ela é fantástica!

Mas, nas últimas atualizações do Google, ficou mais difícil usá-la porque agora ela pede que você anuncie no Adwords para fazer esse tipo de pesquisa. E como eu sei que nem todo mundo anuncia por lá…

Na contramão, a Ubersuggest deixou pública (e gratuita) a sua ferramenta de pesquisa de palavra chave. Embora não seja tão exata como a ferramenta oficial do Google, ela pode ajudar bastante você.

Para esse minitutorial, vou indicar quatro ferramentas: Ubersugest, Answer the Public, KWFinder e SemRush. Vamos lá?

Ubersuggest

Comprada pelo Neil Patel no final de 2017, até então, ela era paga. Assim que o guru de marketing fez a aquisição, ele liberou ela na internet de forma gratuita.

Ou seja, você não paga um centavo para usá-la. 

O Ubersuggest usa a base de dados do Keyword Planner e das sugestões de pesquisa do Google para te retornar os resultados.

Está disponível em várias línguas e países diferentes e a tela dela é mais ou menos assim:

pesquisa de palavra chave ubersuggest

Legal né?

Volume de pesquisas é auto-explicativo. Ou seja, é a quantidade de buscas por mês que a palavra tem. Na aba CPC, você tem uma noção do custo médio por clique e em competition, a competição para anunciar na palavra chave.

O lado bom é que te simples e fácil de usar. O ruim é que as sugestões das palavras-chaves nem sempre são boas e não dá para filtrar a busca por cidade.

Gostou? Você pode começar a usá-la aqui.

Answer the Public

Essa ferramenta é simplesmente incrível! Com um design impecável e uma usabilidade melhor ainda, nela você digita uma determinada palavra-chave e aparece para você todas as perguntas relacionadas a ela, feitas diretamente no Google.

Dá uma olhadinha no visual dela para a palavra “padaria” abaixo:

pesquisa de palavra chave

Ela organiza o tipo de pergunta e também retorna com um relatório em ordem alfabética! É ótimo para entender as dúvidas mais comuns que seu potencial cliente pode ter em relação ao seu negócio.

Isso tudo de graça!

A desvantagem é que ela não te dá o volume de busca de cada uma das perguntas, então fica um pouco mais difícil priorizar quais as mais importantes para você neste momento.

De qualquer forma, dá para ter uma ótima noção das dúvidas básicas do seu potencial cliente.

Você pode fazer o teste da ferramenta aqui.

KwFinder

Essa também é uma das minhas preferidas!

A vantagem em relação a todas as outras é que consigo entender o que as pessoas estão pesquisando na cidade em que moro.

E não só isso, ela oferece ainda uma estimativa da dificuldade de ranquear para uma palavra chave organicamente no Google.

Ela também tem uma aba de auto-completar e de perguntas, com todos os dados que você precisa para entender melhor o seu cliente.

Pesquisa de palavra chave: KWfinder

Linda essa ferramenta, não é mesmo?

Mas nem tudo que é muito bom é de graça. A KWFinder permite apenas 5 pesquisas por dia em seu plano gratuito, então use com sabedoria (ou desembolse US$ 49 por mês para entrar em um plano pro).

SemRush

No mundo do SEO, profissionais diferentes possuem ferramentas preferidas diferentes. A competição fica em torno da Moz, Ahrefs e Semrush.

Todas elas são ótimas, mas quando o assunto é pesquisa de palavra chave, otimização (e monitoramento) de site no mecanismo de busca, para mim, nenhuma bate o Semrush.

Os motivos são muitos e eu os explico em um post detalhado depois. A ferramenta custa US$ 99 por mês (e, garanto, vale cada centavo).

Mas ela tem uma função escondida na sua parte gratuita que ajuda muito na pesquisa de palavra chave.

É a Keyword Magic Tool.

Para usar, basta criar uma conta gratuita no Semrush e, ao lado esquerdo do dashboard, clicar em “Análise de palavra chave” e, em seguida, em “Keyword Magic Tool”

pesquisa de palavra chave keyword magic tool

Na versão gratuita, você pode informar apenas uma palavra chave por vez (você pode colocar, analisar, pegar os dados, depois apagá-la para usar outra).

Ela não só te dá sugestões de palavras novas, como também todas as métricas importantes dela (CPC, concorrência, volume de busca).

E na aba “questions” você consegue entender como a pessoa usa a palavra para fazer perguntas ao Google.

Ela é totalmente gratuita!

Nas é algo tão incrível que não duvido que nos próximos meses a Semrush a feche só para usuários da versão Pro da ferramenta. Enquanto isso, use (e abuse!) o quanto puder.

Conclusão

E aí, aprendeu um pouco mais sobre pesquisa de palavra chave? Já começou a fazer a sua?

Com essas técnicas, tenho certeza que você vai ter ideias importantes para o seu negócio. Seja se você está querendo abrir um blog, seja insights para criação de conteúdo em redes sociais ou outras ações de marketing.

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