Não é nenhum exagero afirmar: o marketing digital está na moda. Segundo a revista Exame, ela é uma das profissões mais quentes deste ano e tem uma demanda de mercado crescente no Brasil.

Mas, ao mesmo tempo que a procura de empresas que necessitam de profissionais qualificados na na área cresce, o grau de complexidade do campo de atuação também aumenta.

Afinal, a internet é um ambiente dinâmico, onde as mudanças são frequentes. Redes sociais, ferramentas, estratégias, nascem, morrem e se renovam em uma velocidade absurda.

Por isso, o profissional precisa estar sempre atualizado. Se não, perde o bonde e fica obsoleto. Só assim ele vai conseguir, sempre que possível, mostrar um serviço de qualidade.

É neste meio que os cursos de marketing digital online são importantes. Eles são ferramentas que atuam não só na atualização do profissional que já trabalha na área, como melhoraram a maturidade do mercado.

Serve para empreendedores que precisam entender melhor a internet para crescer e também para formar pessoas que decidiram investir seu tempo e sua carreira na área.

E para ajudar você que busca melhorar a sua qualificação, separei 10 cursos de marketing digital gratuitos. Todos eles foram criados por empresas sérias e trabalham demandas específicas do mercado da área.

Cursos de Marketing Digital gratuitos

cursos de marketing digital

1 – Curso de Marketing Digital da USP

A Universidade de São Paulo (USP) lançou recentemente um curso de marketing digital no Coursera.

O conteúdo aborda os principais conceitos da área hoje, desde redes sociais, passando por anúncios pagos, SEO e conteúdo. Ele é ministrado por dois professores da instituição: Artur Vilas Boas e André Leme Fleury.

São 10h de conteúdo, feito especialmente para quem está começando na área. Ele tem previsão de durar 5 semanas ao todo.

Embora o conteúdo seja gratuito, quem quiser fazer o exame para a certificação precisa pagar a taxa de US$ 29. Para mais informações, aqui.

2 – Produção de conteúdo 2.0 Web da Rock Content

Este é a segunda versão de um dos principais cursos de marketing digital da Rock Content.

Ele ensina o passo a passo de como produzir conteúdo de qualidade e otimizado para mecanismos de busca.

Ao final, há uma certificação que já é reconhecida no mercado e requisito para você virar freelancer da empresa ou até mesmo conseguir uma vaga de emprego.

Ele é ministrado pela Luiza Drubscky, uma das principais especialistas em conteúdo no Brasil. O curso tem 2h30 de duração e conta com uma prova de 60 questões. É necessário mais de 70% de acerto para tirar a certificação.

Mais informações sobre ele aqui.

3 – Inbound Marketing da Rock Content

Este é bem atual. Ele foi lançado no final de 2017 e tem como instrutor Fábio Cancela, um dos co-fundadores da Rock Content.

Com mais de 5h de duração, ele vai passar todos os conceitos básicos do inbound marketing, uma das principais tendências do mercado hoje.

O curso é inteiramente gratuito e conta também com uma certificação reconhecida pelas principais empresas do mercado digital hoje.

Para conseguir tirá-la, é necessário fazer uma prova de 60 questões e ter 70% de acerto. Você pode começar a fazê-lo aqui.

4 – Outbound Marketing and Sales da Outbound Go e Rock Content

Se você tem interesse na área comercial e de vendas ou caso já tenha uma boa formação de inbound marketing e quer estudar mais para testar estratégias mais avançadas, este pode ser seu curso.

Ele foi promovido com a Rock Content em parceria com a Outbound Go. O curso ensina como funciona o processo de prospecção de clientes, inteligência comercial e fechamento de novas vendas a partir da perspectiva do outbound.

É bem útil quem tem a demanda de aumentar as vendas da empresa em que atua, por meio de um processo estruturado e combinando com outras estratégias de marketing digital.

O curso tem 5h de duração e é ministrado pelo Vinícius Mayrink, CEO da startup Reev. Ele também conta com uma certificação específica, dada a quem acertar mais de 70% das questões da prova.

Mais informações sobre ele aqui.

5 – Analytics para iniciantes do Google

O Google Analytics é uma das ferramentas mais poderosas de análise de dados do mercado. É de uso obrigatório para todas as empresas que tenham sites ou blogs e querem entender mais sobre os seus visitantes e potenciais clientes.

Neste curso gratuito você vai aprender o básico do uso dela. Como montar dashboards, o significado de cada uma das métricas, como configurar metas e acompanhar conversões.

É ótimo até mesmo para quem já utiliza o Analytics, mas ainda não sabe bem interpretar os dados. Caso você queira se especializar em análise de dados aplicada ao marketing digital, essas aulas são obrigatórias.

6 – Analytics avançado do Google

Este é para você que já tem experiência na ferramenta e quer aperfeiçoar o seu uso, ou se você quer tirar a certificação de Google Analytics.

Ele trata de aspectos mais detalhados e avançados da ferramenta, muito úteis também para quem trabalha públicos de remarketing no Google Adwords.

É inteiramente gratuito, possui quatro unidades, e mescla vídeos, atividades práticas e muita informação. Recomendado.

7 – Google Tag Manager

O Google Tag Manager é uma ferramenta criada pela gigante do Vale do Silício para melhorar o gerenciamento de códigos no site.

Nela, você pode instalar e configurar o pixel do Facebook, o acompanhamento de conversão do Adwords e, de forma simples, configurar eventos no Google Analytics.

Uma das melhores funções do Tag Manager é te dar o poder de criar gatilhos específicos para o envio de dados ao pixel do Facebook. Ele ajuda muito na hora de fazer relatórios e identificar a atribuição dos seus esforços de marketing.

É um curso mais avançado e aconselhado para profissionais que querem aperfeiçoar seus conhecimentos e melhorar a produtividade do próprio trabalho. Você pode começar ele agora.

8 – App marketing da Udacity (EN)

A Udacity, conhecida como universidade do Vale do Silício, realiza cursos em parcerias com gigantes do mercado. Mas na área de marketing digital, há apenas um curso gratuito.

Feito em parceria com o Google, ele é focado em marketing digital para aplicativos. Não há nenhum requisito para participar e, caso você não tenha um aplicativo para colocar em prática, eles possuem um para usá-lo de teste.

Ele é importante para quem trabalha (ou pretende trabalhar) em empresas que desenvolvem soluções para dispositivos móveis. Ele tem apenas um porém: é em inglês e você precisa ter domínio da língua para fazê-lo.

Você tem mais informações sobre ele aqui.

9 – SEO Fundamentals do Semrush (EN)

Este é um dos meus preferidos. Simples, rápido e muito prático, aborda toda a parte essencial para você saber mais sobre otimização para mecanismo de busca.

O mais legal deste curso é que ele transforma algo que é tido como complexo em simples, com um bom material de apoio para quem quer estudar mais a técnica.

O único problema é que ele está totalmente em inglês. Então só vai funcionar bem se você tiver bom domínio da língua.

Se você conseguir acompanhar, eu recomendo muito. Foi um dos melhores cursos de marketing digital que já fiz e o material de apoio é muito bom.

Você pode começar ele hoje.

10 – Inbound Marketing da Hubspot

A Hubspot é a líder mundial em inbound marketing e uma das primeiras empresas a trabalhar com a estratégia. Há alguns anos, a companhia vem se esforçando para melhorar a formação técnica e prática da área.

Por isso, eles investiram em um curso de inbound marketing que é dos mais reconhecidos do mercado. Ele, inclusive, é requisito para vagas na área no Brasil hoje.

O curso é em português, conta com 36 vídeos divididos em 12 módulos diferentes. Ao final, há um exame de certificação que você precisa de mais de 80% de acerto para passar.

É obrigatório para quem quer trabalhar na área. Saiba mais sobre o curso aqui.

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Esses cursos de marketing digital provavelmente vão ajudar na sua trajetória na área.

Mas, para além deles, é necessário se manter muito bem informado do que ocorre no mercado para não perder o bonde das novidades.

Para ajudar, criei uma newsletter de marketing digital que envio todas as terças-feiras, é uma curadoria de textos importantes para a área.

Você pode assiná-la abaixo.


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Quero dar uma palestra sobre como relacionar o marketing de conteúdo ao jornalismo no Social Media Week 2018, em São Paulo. 

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