Mark Zuckeberg, fundador do Facebook, anunciou hoje o que talvez seja a atualização mais significativa da família de aplicativos da empresa para pequenos negócios.
A partir dos próximos meses será possível montar um e-commerce dentro do Facebook e Instagram, com sistema de pagamento próprio e checkout transparente, de forma totalmente gratuita.
A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (19) e veio para fazer pequenos negócios criar lojas online de forma mais simples e fácil, além de ajudá-las a usar a presença digital que elas já têm para começar a vender.
A função começou a ser liberada nos Estados Unidos e deve ser expandida para outros países em breve.
Como funciona o Facebook Shops?
Para usar o Facebook Shops, a empresa vai precisar ter uma página na rede social ou um perfil comercial no Instagram para começar a organizar um catálogo de produtos.
O acesso à loja poderá ser feito diretamente no perfil dela nas redes sociais, por meio de uma postagem ou através de anúncios na própria plataforma.
A loja funcionará tanto no Facebook, quanto no Instagram, sem necessitar de uma configuração adicional.
Elas serão integradas ao Messenger ou ao WhatsApp e esses aplicativos poderão ser usados para tirar dúvidas de eventuais clientes.
Outro ponto importante anunciado pelo Zuckberg é que será usado o algoritmo de inteligência artificial do Facebook para personalizar a experiência do usuário.
Por exemplo, se o usuário for homem e entra num perfil que vende roupas, o Facebook Shops vai mostrar apenas as opções masculinas.
No anúncio, o Facebook avisou ainda que futuramente pretende fazer com que compras sejam feita diretamente no WhatsApp.
Explorar Produtos
A partir do Facebook Shops, o Instagram vai ganhar uma funcionalidade que permite com que pessoas naveguem e explorem, por conta própria, produtos de lojas na plataforma nativa da rede social.
Lives
Outra funcionalidade interessante é que a loja vai abrir a possibilidade que influenciadores possam marcar um produto em eventos ao vivo e fazer a venda diretamente por lá. Eles poderão conectar ao produto antes da live começar e com um botão de compra que vai aparecer em destaque, como na imagem abaixo.
Programas de fidelidade
Outra função que vai vir e que deve ajudar pequenos negócios vai ser a possibilidade de se criar um programa de fidelidade diretamente na plataforma do Shops. Ele vai permitir com que consumidores acumulem pontos e troquem por prêmio.
Integrações
Se você já possui um e-commerce, o Facebook Shops vai ter uma integração nativa com os seguintes sistemas de loja eletrônica:
- Shopify,
- BigCommerce,
- WooCommerce,
- Channel Advisor,
- CedCommerce,
- Cafe24;
- Tienda Nube;
- Feedonomics.
Essa integração vai permitir com que os produtos que forem carregados nessas plataformas sincronizem com o Facebook Shop.
Se você quiser ver em detalhes como o Facebook Shops vai funcionar, basta assistir ao vídeo abaixo.
E quando o Facebook Shops vai chegar ao Brasil?
Ainda não tem data prevista para que a ferramenta esteja lançada em mercados fora dos Estados Unidos.
Como o lançamento está se deu no contexto do Covid-19 e isso prejudicou milhares de pequenos negócios (clientes importantes para o Facebook), ela não deve demorar.
Assim que tivermos novidades, este post será atualizado.
E aí, gostou da funcionalidade nova? Se sim, compartilhe este texto com amigos para que mais gente saiba disso.