Aprender SEO pode parecer complicado.
Isso porque as técnicas de otimização para mecanismo de busca transitam entre a forma como se cria conteúdo até a questões técnicas de programação de websites.
Eu costumo brincar que a área exige uma mistura entre habilidades de humanas e exatas e que para aprendê-la é preciso se despir de preconceitos e entender como elas se relacionam.
Outro questão que dificulta o processo é que as técnicas de SEO mudam constantemente. Se você não acompanhar as atualizações do algoritmo do Google, é possível que você fique para trás.
Otimizações que funcionavam bem, deixam de funcionar, enquanto novas formas de fazer SEO aparecem.
Ou seja, se você quer entrar nessa área, você precisa ser dinâmico e guardar um tempo para acompanhar as mudanças do mercado.
Para além disso, há muito material online sobre SEO que pode te ajudar a iniciar a trajetória na área. Aliás, acredito que o maior desafio de quem quer aprender é saber separar o joio do trigo para saber quais cursos fazer, quais sites ler e quais técnicas seguir.
Vale frisar também que, como tudo no marketing digital hoje, aprende-se SEO fazendo.
Cursos (gratuitos e pagos), textos em blogs e vídeos ajudam a guiar a ação, mas você só vai conseguir segurança se você aplicar para você mesmo, seja em um site pequeno ou em um blog.
Por que aprender SEO?
SEO ou otimização para mecanismos de busca é um conjunto de técnicas para fazer com que uma determinada página web apareça entre os primeiros lugares na pesquisa orgânica de buscadores da internet.
Embora o principal buscador seja o Google, a técnica também pode ser usada em serviços como Youtube, Bing e o Yahoo. A grande vantagem de fazer SEO é aparecer para um potencial cliente na hora em que ele mais necessita de um determinado serviço.
Por exemplo, quando alguém busca pela palavra chave “tênis nike revolution 4”, a intenção de compra é alta. As lojas que aparecerem nas primeiras colocações têm uma vantagem competitiva diante da concorrência.
Mas o SEO vai para além disso. Ele também é fundamental para impactar pessoas em outros estágios da jornada de compra a guiá-lo até que o potencial consumidor tome uma ação importante.
Para explicar melhor isso, vou detalhar um pouco sobre o conceito da jornada de compras.
Jornada de compra
A internet deixou mais complexa a decisão de compra. Consumidores pesquisam antes de realizar uma determinada conversão.
Um estudo divulgado pelo Google aponta que 83% dos consumidores consultam seu smartphone para procurar uma loja física perto de onde estão.
Estima-se ainda que 74% dos brasileiros fazem uma pesquisa online antes de tomar uma decisão de compra.
A ideia da jornada de compra é a de tentar mapear quais são os estágios que um consumidor passa antes de decidir o que comprar. Ela pode ser dividida em 5 passos:
- conscientização;
- interesse;
- desejo;
- ação;
- pós ação.
Por exemplo, antes de decidir comprar o tênis “Nike Revolution 4”, a persona pode ter pesquisado sobre os melhores tênis de corrida do mercado. Desse pesquisa, ela pode ter sido impactada por um texto de da Nike. Depois disso, ela pode ter avaliado as opções, comparado marcas e, por último, decidir que iria comprar o modelo.
Ou seja, quando ela busca “melhores tênis de corrida”, ela está no primeiro estágio. Quando conhece a opção da Nike e a compara com outras, ela está no estágio de interesse. Quando decide que quer o tênis, no desejo. E quando faz a compra, na ação. O review seria a pós ação.
Com uma estratégia de SEO e de marketing de conteúdo adequada, é possível impactar o potencial consumidor em todas os pontos da jornada, aumentar a força de uma determinada marca e conseguir mais clientes. Isso tudo sem precisar gastar com anúncios!
O que você precisa saber antes de aprender SEO?
Agora que você entende a importância da estratégia, vale falar um pouco sobre alguns detalhes que você precisa entender antes de aprender SEO.
Primeiro: existem duas formas de trabalhar com ele, utilizando as melhores práticas, que são aconselhadas pelo próprio Google (técnicas white hat). Ou então tentando burlar o algoritmo para ter resultados mais rápidos (técnicas de black hat).
A outra é que existem áreas com estratégias específicas.
Um site de notícias, por exemplo, tem de trabalhar a indexação no Google News, além dos requisitos pré determinados de SEO. Um e-commerce precisa se preocupar com questões técnicas das páginas de produto que outros tipos de site não têm.
Um negócio local precisa se adequar a exigências específicas, aliás, vale frisar que até o algoritmo para Local SEO é diferente dos demais.
Isso sem falar sobre a pesquisa por voz. Há um crescimento dessa forma de se pesquisar, por conta dos assistentes pessoais nos smartphones e de produtos como o Alexa, febre nos Estados Unidos. Estima-se que na próxima década, a maior parte das buscas será feita dessa forma e isso altera como se faz pesquisa de palavra chave e como otimiza uma determinada página para ela.
Com tudo isso em mente, vou indicar abaixo alguns cursos e sites para você começar nessa jornada.
Quais os principais cursos de SEO?
Bem, há uma série de cursos de SEO na internet, gratuitos e pagos (com uma variação significativa de valores). Para este texto, vou indicar os dois que fiz e me ajudaram bastante na minha trajetória na área.
Ressalto ainda que um bom curso na área precisa abordar os seguintes tópicos:
- Funcionamento do mecanismo de busca (e mudanças do algoritmo ao longo do tempo);
- Auditoria técnica de sites (ou SEO técnico);
- Pesquisa de palavra chave;
- Produção de conteúdo otimizada para SEO;
- Estratégias de link building;
- Local SEO.
Além disso, vou dar a indicação de mais dois cursos que trazem conhecimento complementar para quem quer trabalhar na área.
De todos os indicados abaixo, apenas um é pago. Os outros três são gratuitos.
Vamos lá?
Cursos de SEO
SEO Fundamentals – SEMrush
O SEMrush é um dos principais softwares para monitoramento de SEO e pesquisa de palavra chave do mercado. Ele conta ainda com uma série de ferramentas úteis para quem trabalha com blogs.
No SEMrush Academy, há um curso com Greg Gilford que é simples, direto ao ponto e fornece todas as ferramentas básicas para você aprender SEO. Tem 4 horas de duração ao todo e cobre toda a parte básica da estratégia. Além disso, oferece excelentes sugestões de leitura.
O curso é gratuito, mas é em inglês (sem legendas para português). Ao final, você pode tirar a certificação da empresa. Eu fiz esse curso e recomendo bastante para quem está começando.
Certificação em SEO da Universidade Rock Content
Oferecida por um dos maiores especialistas de SEO do Brasil, o jornalista e head of marketing da Rock Content, Renato Mesquita, este curso é o mais completo da área.
As aulas abordam tudo o que você precisa saber para aprender SEO e trabalhar em qualquer empresa com otimização para mecanismos de busca. Eu tirei essa certificação no final de 2017 e ela fez muita diferença para mim como profissional de marketing digital.
O curso é inteiramente em português, mas é pago. O valor é de 6x de R$ 99,80. Pode até parecer um pouco caro, mas vale a pena se você quer se dedicar a trabalhar na área.
Cursos complementares ao SEO
Curso de Inbound Marketing da Hubspot Academy
As estratégias de SEO combinadas com o marketing de conteúdo podem trazer resultados incríveis para empresas e/ou freelancers. Um profissional que domina as duas estratégias é de alto valor para organizações que querem ter sucesso na internet.
O curso da Hubspot Academy compartilha todos os conhecimentos necessários para se trabalhar com conteúdo na internet e ainda mostra como ele se relaciona com as estratégias de SEO. Ele é inteiramente gratuito e pode ser feito em português.
Analytics Academy do Google
Este curso tem uma pegada um pouco mais técnica. Ele é destinado a ensinar você a como interpretar os dados do Google Analytics, como fazer o monitoramento correto do seu site, além de ensinar a montar dashboards personalizados.
Ele é útil para ajudá-lo no acompanhamento das estratégias de SEO e de marketing de conteúdo que eventualmente você vai aplicar em seu site. Ele é inteiramente gratuito e também pode ser feito em português.
Quais os principais sites e blogs de SEO?
Para além dos cursos, acompanhar blogs e profissionais que trabalham com SEO é importante para você se manter sempre atualizado das últimas tendências do mercado e das mudanças que o Google faz constantemente no seu motor de busca.
Vale lembrar que muitos dos artigos são em inglês. Vou indicar fontes brasileiras também, mas o mercado norte-americano é bem maduro na área e tem muito conteúdo de qualidade. Então, uma dica é: esteja bem afiado na língua.
Antes de listar os que acompanho sempre, vou indicar este texto do Renato Mesquita da Rock Content. É obrigatório para quem quer aprender SEO e mostra como ele executou uma estratégia que garantiu à empresa a primeira posição em algumas das palavras chaves mais competitivas do mercado.
A leitura é longa, mas vale a pena. É uma aula de otimização para mecanismo de busca e produção de conteúdo.
Seguem os blogs e canais que indico.
Blogs e Canais
Em português
Em inglês
- The Google Blog
- Search Engine Land
- Search Engine Journal
- Search Engine Watch
- Backlinko
- Moz Blog
- Hubspot
- Whiteboard Friday (Série da Moz)
Conclusão
É isso.
Com os cursos e blogs que indiquei, você está pronto aprender SEO e melhorar seus resultados na área. A otimização para mecanismos de busca pode parecer um pouco complicada no início, mas depois de um tempo você vai entender como as coisas se encaixam e fazem sentido.
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