5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

O que pequenas empresas podem fazer para se dar bem na internet

Para donos de pequenas empresas, estar nas redes sociais é imprescindível. Mesmo aqueles que não tenham facilidade com computadores, ter algum tipo de presença digital, hoje, é essencial para a divulgação de novos negócios.

A pergunta que muitas fazem é: como ter uma presença efetiva, que traga um maior volume de negócios e faça um pequeno empreendimento crescer?

Essa dúvida é cada vez mais comum, tendo em vista a quantidade de técnicas mirabolantes, redes sociais disponíveis e um sem número de informações para digerir neste contexto todo.

Muitos deles acabam se perdendo em meio a esse universo e não conseguem aproveitar bem o poder que o marketing digital pode ter para alavancar um negócio.

Abaixo eu compartilho algumas dicas que já usei e que são essenciais para o seu negócio prosperar no ambiente digital.

5 dicas para pequenas empresas se darem bem na internet

5 dicas para pequenas empresas na internet

Trabalhe redes sociais com um mínimo de planejamento

Se você não sabe onde está indo, qualquer caminho serve. Certamente você já deve ter ouvido ou lido essa frase em algum lugar. É um clichê, mas é a mais pura verdade.

Ter um trabalho de planejar sua inserção nas redes sociais, com metas claras de quantos seguidores você quer alcançar e do quanto engajamento você precisa gerar, vai tornar seu trabalho mais fluido e permitir um acompanhamento melhor dos resultados.

Determine metas simples do tipo: ganhar 100 seguidores no Instagram e um mês. Ou aumentar o número médio de curtidas em fotos para 50. Essa prática é chamado de meta smart.

Use as ferramentas de insights do Instagram e do Facebook para entender o comportamento do seu público e preste a atenção em formatos de postagem e estratégias que melhorem sua presença.

É um pouco trabalhoso, mas te garanto que vai valer a pena.

Tenha especial cuidado com a sua linguagem

Linguagem é tudo na internet.

Errinhos de escrita podem tirar a credibilidade do seu negócio. Imagens ruins, mal cortadas, ou artes mal feitas podem passar um sinal de amadorismo, que afasta potenciais clientes.

É preciso ser bem cuidadoso com isso tudo. Ter aquele olhar clínico de detalhes, sabe?

Na internet, pequenos erros às vezes ficam bem evidentes e há pessoas que são cruéis com este tipo de coisa. Ou seja, todo cuidado é pouco.

A dica é: para imagens, tenha um bom designer a sua disposição, ou alguém com boa formação na área. Para texto, idem. E seja sempre bem rigoroso na revisão de todo material.

Se errou, assuma a culpa e peça desculpas. Humildade é sempre importante.

Diversifique o conteúdo

Estar nas redes sociais significa produzir conteúdo em uma base diária. Imagens, textos, vídeos. Tudo isso precisa estar a sua disposição para você atualizar os seus perfis.

Mas como gerar um bom conteúdo? Pois é, este é o erro de 90% dos negócios que falham na internet: não acertam no conteúdo. Por conta disso têm baixo engajamento, baixa visibilidade e… Vendas baixas.

Pensar no que vai postar é, fundamentalmente, pensar no seu cliente e no problema que sua empresa resolve para ele. É, também, ter uma marca com personalidade própria.

As pessoas na internet demandam por informação e entretenimento, não por propaganda pura e simples.

Que tipo de informação relevante você pode compartilhar com seu leitor? Como seu perfil pode ser mais criativo e aproveitar determinadas oportunidades para crescer?

É fundamental ter como fio condutor das suas redes sociais a ideia de entregar informação de qualidade para o seu potencial cliente. E, em segundo lugar, ter a sensibilidade de ser criativo e aproveitar o que está sendo debatido no cotidiano.

Tudo isso, claro, com o cuidado para não parecer falso.

Entreviste seus clientes, entenda as principais dúvidas e problemas que eles têm e que você resolve. Saiba também que tipo de memes eles curtem, qual é a linguagem que eles usam nas redes sociais, quais perfis ele seguem.

Faça um planejamento de conteúdo com base no seu cliente que o sucesso vem.

Anuncie no Google, no Facebook e no Instagram

Google, Facebook e Instagram possuem possibilidades baratas e extremamente eficazes para anunciar.

É muito mais eficiente para um pequeno empresário, por exemplo, investir em um bom anúncio para Facebook, do que em uma porção de panfletos cujo resultado você não tem nem condições de metrificar.

A dificuldade de se anunciar na internet tem a ver com entender as melhores formas de se fazer um anúncio. Neste texto, por exemplo, dou algumas dicas de como anunciar bem no Facebook.

Há vários e bons cursos na internet que ensinam isso. E há também bons profissionais que podem te ajudar no processo de criação, monitoramente e, principalmente, análise dos anúncios.

Mas lembre-se, antes de anunciar, tenha em mente um objetivo específico, de acordo com a fase do seu negócio.

Crie uma relação com seus clientes

A internet democratiza a comunicação e nunca deve ser pensada de uma forma do tipo: eu produzo, você consome e pronto.

Clientes têm voz ativa no processo e incentivá-los a isso é fundamental.

Procure sempre responder comentários nas publicações e criar canais de relacionamento direto.

Emails ou WhatsApp são excelentes ferramentas para você ter uma comunicação 1:1 com o seu cliente e trabalhar não só a retenção, como a melhoria do seu produto e serviço.

Grupos no Facebook também podem servir para isso. Não só um envolvendo especificamente o seu negócio, mas aqueles que tem relação com ele.

Mas cuidado: não pense aqui em fazer propaganda pura e simples em grupos, procure neles um canal de interação e de troca de informações relevantas.

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