3 ferramentas gratuitas e fáceis para você medir a presença digital de uma marca

Você já passou pela situação de precisar medir a presença digital de um concorrente seu na internet e não soube por onde começar?

Se sim, saiba que não está sozinho.

As ferramentas de análise de dados do Google e de redes sociais como Instagram e Twitter ajudam você a ter uma noção do como está indo.

Mas, infelizmente, isso não acontece quando você precisa analisar um concorrente. E essa é uma demanda cada vez maior no cenário competitivo do marketing digital.

E se tivesse uma forma de fazer isso?

Existem hoje ferramentas gratuitas que permitem você espiar como anda seu concorrente e usar parte dos seus dados como benchmark para você.

Neste texto, vou indicar 3 e, logo abaixo, de bônus, vou mostrar uma que faz uma análise bem legal do seu perfil no LinkedIn.

Social Blade


O Social Blade é tem a forma mais simples e rápida para você analisar um perfil de concorrente no Instagram e no Youtube.

E o melhor, não precisa investir em planos mensais como em soluções mais robustas tipo Iconosquare e o Spraut Social.

Nele, basta digitar o nome do perfil, clicar na lupa e pronto. Você tem um mini relatório sobre a conta.

Abaixo, por exemplo, tem o relatório do meu perfil pessoal.

Uma das coisas mais legais para Instagram é que ele possui uma métrica específica para taxa de engajamento e já mostra para você.

Importante lembrar que taxa de engajamento é um dos principais fatores que o algoritmo do Instagram considera para distribuir melhor um conteúdo.

Na análise que o Social Blade faz de canais do Youtube, ele dá uma estimativa de quanto o canal fatura em publicidade do Google Adsense, que é uma métrica bem interessante para quem investe na plataforma.

SparkScore

Depois de um longo e pouco movimentado inverno, o Twitter voltou com força total e tem se firmado como uma das principais redes sociais no Brasil.

Mas como mediar o grau de engajamento e influência que um perfil tem na rede social?

Tem uma ferramenta gratuita e quase tão simples quanto o Social Blade que faz isso. Chama SparkScore.

Ele dá uma nota para o nível de influência do perfil e calcula uma taxa de engajamento tendo como base o número de seguidores de uma determinada conta.

O meu perfil, por exemplo, tem score 6, numa escala que vai de 0 a 100 (tenho 1920 seguidores). O biológo Átila Iamarino (797 mil), por exemplo, tem score 94.

Para pontuar, ele leva em consideração:

  • número de seguidores;
  • a média de retuítes;
  • a média  de likes;
  • o número de listas que a conta está;
  • o fato de o perfil ser ou não verificado.

Além disso, ele lista ainda perfis relacionados à conta. Ferramenta ideal para a descoberta de novos influenciadores em nichos específicos.

Similar Web

Mas se você deseja saber a quantas anda o site ou o blog do seu concorrente e entender mais sobre o tráfego dele, a ferramenta para você é o Similar Web.

Ela é uma ferramenta fremium. Ou seja, tem funcionalidades gratuitas e outras pagas e, para usá-la, é necessário fazer um cadastro na plataforma.

Uma vez lá, basta digital o domínio do seu principal concorrente e pronto!

A ferramenta vai te devolver com uma estimativa média de acessos e da origem desses acessos.

Você consegue saber, por exemplo, se o site recebe muitas visitas do Google, ou se a porta de entrada para ele são as redes sociais.

Isso é fundamental na hora de você traçar a melhor estratégia para a sua marca (ou a marca do seu cliente).

Bônus

The Social Selling Index

Embora você não consiga medir a métrica de um concorrente, essa ferramenta aqui vale a citação pelo potencial que tem de gerar novas conexões e negócios.

O Social Selling Index do LinkedIn mede o potencial de influência do seu perfil na principal rede social profissional do mundo.

Ele tem uma escala de 0 a 100 e te dá uma noção de como anda a sua presença profissional na rede.

Para fazer a medição, ele usa os seguintes critérios:

  • se o perfil tem informações completas e relevantes sobre o seu trabalho;
  • se você tem as conexões importantes com pessoas da área em que você atua;
  • se você faz publicações e interage com outras pessoas na rede.

É uma ferramenta bem legal para quem quer investir no LinkedIn como forma de atrair clientes corporativos ou para encontrar as melhores oportunidades de trabalho.


E aí, gostou das ferramentas indicadas para avaliar a presença digital dos seus concorrentes?

Se você se interessa por essa área de pesquisa e planejamento, tenho outro texto ótimo para te indicar, nele você aprende a usar o Google para testar o mercado de um determinado produto.

Ficou interessado? Basta ler aqui.

Compartilhe com seus amigos!

Novos

Mais antigos

Oi, me chamo Fábio. Leia meus textos e minhas ideias abaixo.

Assine a minha newsletter sobre IA e fique por dentro das novidades.

Continue vendo