Você já passou pela situação de precisar medir a presença digital de um concorrente seu na internet e não soube por onde começar?
Se sim, saiba que não está sozinho.
As ferramentas de análise de dados do Google e de redes sociais como Instagram e Twitter ajudam você a ter uma noção do como está indo.
Mas, infelizmente, isso não acontece quando você precisa analisar um concorrente. E essa é uma demanda cada vez maior no cenário competitivo do marketing digital.
E se tivesse uma forma de fazer isso?
Existem hoje ferramentas gratuitas que permitem você espiar como anda seu concorrente e usar parte dos seus dados como benchmark para você.
Neste texto, vou indicar 3 e, logo abaixo, de bônus, vou mostrar uma que faz uma análise bem legal do seu perfil no LinkedIn.
Social Blade
O Social Blade é tem a forma mais simples e rápida para você analisar um perfil de concorrente no Instagram e no Youtube.
E o melhor, não precisa investir em planos mensais como em soluções mais robustas tipo Iconosquare e o Spraut Social.
Nele, basta digitar o nome do perfil, clicar na lupa e pronto. Você tem um mini relatório sobre a conta.
Abaixo, por exemplo, tem o relatório do meu perfil pessoal.
Uma das coisas mais legais para Instagram é que ele possui uma métrica específica para taxa de engajamento e já mostra para você.
Importante lembrar que taxa de engajamento é um dos principais fatores que o algoritmo do Instagram considera para distribuir melhor um conteúdo.
Na análise que o Social Blade faz de canais do Youtube, ele dá uma estimativa de quanto o canal fatura em publicidade do Google Adsense, que é uma métrica bem interessante para quem investe na plataforma.
SparkScore
Depois de um longo e pouco movimentado inverno, o Twitter voltou com força total e tem se firmado como uma das principais redes sociais no Brasil.
Mas como mediar o grau de engajamento e influência que um perfil tem na rede social?
Tem uma ferramenta gratuita e quase tão simples quanto o Social Blade que faz isso. Chama SparkScore.
Ele dá uma nota para o nível de influência do perfil e calcula uma taxa de engajamento tendo como base o número de seguidores de uma determinada conta.
O meu perfil, por exemplo, tem score 6, numa escala que vai de 0 a 100 (tenho 1920 seguidores). O biológo Átila Iamarino (797 mil), por exemplo, tem score 94.
Para pontuar, ele leva em consideração:
- número de seguidores;
- a média de retuítes;
- a média de likes;
- o número de listas que a conta está;
- o fato de o perfil ser ou não verificado.
Além disso, ele lista ainda perfis relacionados à conta. Ferramenta ideal para a descoberta de novos influenciadores em nichos específicos.
Similar Web
Mas se você deseja saber a quantas anda o site ou o blog do seu concorrente e entender mais sobre o tráfego dele, a ferramenta para você é o Similar Web.
Ela é uma ferramenta fremium. Ou seja, tem funcionalidades gratuitas e outras pagas e, para usá-la, é necessário fazer um cadastro na plataforma.
Uma vez lá, basta digital o domínio do seu principal concorrente e pronto!
A ferramenta vai te devolver com uma estimativa média de acessos e da origem desses acessos.
Você consegue saber, por exemplo, se o site recebe muitas visitas do Google, ou se a porta de entrada para ele são as redes sociais.
Isso é fundamental na hora de você traçar a melhor estratégia para a sua marca (ou a marca do seu cliente).
Bônus
The Social Selling Index
Embora você não consiga medir a métrica de um concorrente, essa ferramenta aqui vale a citação pelo potencial que tem de gerar novas conexões e negócios.
O Social Selling Index do LinkedIn mede o potencial de influência do seu perfil na principal rede social profissional do mundo.
Ele tem uma escala de 0 a 100 e te dá uma noção de como anda a sua presença profissional na rede.
Para fazer a medição, ele usa os seguintes critérios:
- se o perfil tem informações completas e relevantes sobre o seu trabalho;
- se você tem as conexões importantes com pessoas da área em que você atua;
- se você faz publicações e interage com outras pessoas na rede.
É uma ferramenta bem legal para quem quer investir no LinkedIn como forma de atrair clientes corporativos ou para encontrar as melhores oportunidades de trabalho.
E aí, gostou das ferramentas indicadas para avaliar a presença digital dos seus concorrentes?
Se você se interessa por essa área de pesquisa e planejamento, tenho outro texto ótimo para te indicar, nele você aprende a usar o Google para testar o mercado de um determinado produto.
Ficou interessado? Basta ler aqui.