Muita gente já me perguntou como que se faz anúncios no Facebook. É um assunto tão interessante e que já caiu tanto no gosto popular que o termo “impulsionar a postagem” é amplamente utilizado por quem usa a ferramenta com frequência.
Apesar disso, há um questionamento sobre a real efetividade de “impulsionar a postagem”. Já ouvi de pequenos empresários que a tática, embora traga mais comentários e curtidas para uma publicação, muitas vezes não retorna em vendas, principalmente para quem trabalha com produtos digitais.
E aí fica aquela velha sensação de que anunciar não funciona e que se gastou dinheiro a toa. Não é bem assim. Com uma estratégia correta e entendendo bem a dinâmica dos anúncios do Facebook, dá para ter um retorno incrível com a ferramenta e gastar pouco.
Recentemente, transformei um investimento de R$ 100 em R$ 1500 vendendo ingressos para uma festa que promovo na cidade, só com anúncios de Facebook otimizados. Neste artigo vou dar duas dicas simples para quem quer começar a fazer anúncios na rede social e ter bons retornos sobre o investimento.
Segmente o seu público
O erro número 1 de quem quer anunciar no Facebook e tem resultados fracos é este: não segmentar audiência. É simplesmente clicar no botão impulsionar e confiar que os deuses do acaso façam o trabalho para você. Não preciso repetir que isto é um erro, né?
A primeira coisa que você tem de fazer, caso tenha um produto que queira promover em uma fã page no Facebook, por exemplo, é entender seu comprador ideal, saber quem é a sua persona.
A minha sugestão é que você escreva todas as características que seu comprador ideal tem. Quanto mais específico, melhor.
Qual região da cidade ele está? É solteiro ou casado? Que tipo de música ouve? Que interesses tem? Está na faculdade ou já está trabalhando? Qual é a renda média?
Ao saber de tudo, programe o primeiro anúncio setado para estas pessoas te conhecerem. Use a aba interesses, no Gerenciador de Anúncios do Facebook e digite os principais interesses da sua audiência.
Os primeiros anúncios devem ser focados em duas coisas: envolvimento com publicação, página ou evento; ou impressões. Eles tem de fazer com que seu cliente saiba primeiro que você exista, antes de considerar comprar com você.
Eu aconselho que estes anúncios tenham três objetivos principais: confirmação em um evento que você organiza, visualizações em um vídeo, curtidas na fã page e visitas ao site (ou coleta de email). Lembre-se, caso você tenha um site é fundamental ter o pixel do Facebook instalado nele.
Por quê? Os dados que você coletar nisso serão preciosos, eles vão formar um grupo de pessoas que já conhecem o seu produto. Depois de um tempo e investimento gasto para formar uma base de público, aí você faz um segundo anúncio, focado em venda, voltado para este público que de alguma forma já mostrou interesse.
Depois é só uma questão de ajuste fino.
Preste a atenção no criativo do anúncio
Não adianta segmentar um anúncio, ter um produto espetacular se ele não está bem escrito, ou se não tem uma imagem chamativa.
É fundamental pensar nos dois. Primeiro, na imagem, já que provavelmente ela vai chamar mais a atenção. Tem um vídeo do seu produto? Use. Se for bem feito e tiver uma duração pequena, melhor ainda.
Concentre-se basicamente em duas coisas na imagem: deixar evidente o benefício daquilo que você está vendendo e em ser visualmente chamativa.
É possível testar mais de uma imagem para o mesmo anúncio no Gerenciador de Anúncios do Facebook. A dica é: teste sempre. Analise qual é a que dá mais retorno para, a partir daí, focar o investimento naquela imagem.
Lembre-se: não tenha muito texto na imagem. Neste caso, menos é mais.
Já sobre o texto, a dica é: seja conciso, mas também seja sedutor. O texto tem de despertar curiosidade, explicar brevemente do que se trata o produto e, se possível, apelar para algum tipo de gatilho mental.
Os gatilhos mentais mais poderosos que trabalhei são os da escassez (oferta por tempo limitado) ou de exclusividade (restrito a poucas pessoas). Mas há vários que apelam, de uma forma ou de outra, para o emocional da pessoa.
Da mesma forma que as imagens, o importante aqui é testar, testar, testar até você encontrar uma linha de texto e imagem que funcione para você. Aconselho para quem quer se especializar mais, fazer alguns cursos gratuitos do Facebook Blueprint.
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