Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como usar o ChatGPT para revisar seus textos

Eu publiquei recentemente aqui no blog um artigo bem básico sobre o ChatGPT.

É um texto que engloba desde como ele funciona, até o básico de como começar a utilizar. Finalizei o artigo com dúvidas comuns que o leitor pode ter ao começar a usá-lo.

E no processo de escrita do artigo eu usei a inteligência artificial para me ajudar a revisar o texto do ponto de vista gramatical e de estilo.

E achei que ela foi muito útil na correção e na sugestão de tópicos e abordagens. Abaixo, compartilho em três passos como fiz:

Como eu corrigi e melhorei meu artigo usando o ChatGPT em 3 passos

  1. Utilizei um prompt específico, a partir do framework CIDI, para dar o contexto e as instruções necessárias para a inteligência artificial. E para isso, eu utilizei um comando (prompt) abaixo.
  2. Em vez de usar o texto todo, eu pedi para o ChatGPT fazer a correção a partir de partes específicas do texto. Na minha experiência, o GPT funciona melhor analisando textos menores.
  3. A partir das respostas, eu pedi para que ele me indicasse o que eu poderia fazer para melhorar o trecho.

O prompt utilizado foi:

Olá GPT! Quero que você aja como um revisor de textos, especialista [área do texto que você tá escrevendo]. E como revisor de texto, gostaria que você corrigisse um trecho de um artigo que estou escrevendo sobre [tema do artigo]. Gostaria que essa correção ocorresse em dois formatos: 1 – a parte gramatical, você precisa verificar se tudo está correto. 2 – a parte das informações, você precisa me ajudar a verificar se as informações estão certas, tá? 3 – você também pode apontar erros do ponto de vista da fluidez do texto também.

[colar o trecho do artigo aqui]

Achei o resultado excelente, o que me ajudou a corrigir e editar o artigo mais rápido. Recomendo demais para você testar.

Depois que finalizei o artigo, utilizei o mesmo chat (a mesma aba dentro do chatGPT) para me ajudar a corrigir um textinho que fiz para o LinkedIn, com outro tema.

E funcionou perfeitamente bem.

Se quiser ver como foi toda a interação, basta acessar este link. E caso você teste, me fala como foi seu resultado.

Compartilhe com seus amigos!

Novos

Mais antigos

Continue vendo