Não precisa ser um especialista em marketing digital para comprovar que o WhatsApp é um fenômeno.
O aplicativo, fundado em 2009 e adquirido pelo Facebook em 2014, já tem mais de 1,5 bilhão de usuários ativos em todo o planeta. Para além disso, ele é o mensageiro queridinho dos brasileiros.
Estima-se que ele possua mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Isso é perto de 60% de toda a população.
Ou seja, é uma ferramenta impossível de ser ignorada por marcas e empresas que querem fazer com que a sua mensagem chegue aos seus clientes.
Mas como utilizar o WhatsApp de maneira eficaz?
Essa é uma pergunta que profissionais de marketing se fazem o tempo todo. Isso porque o aplicativo tem algumas particularidades que precisam ser respeitadas.
O WhatsApp, por exemplo, tem forte caráter pessoal. Ou seja, as interações dentro dele precisam seguir uma linguagem mais informal e mais próxima do cliente.
O excesso de mensagens publicitárias ou o envio delas para bases frias pode ocasionar em punições por spam e, em vez de ajudar no crescimento da marca, impactar negativamente a imagem dela diante do público.
Para entender melhor essas nuances e aplicar estratégias realmente efetivas é que é necessário estudar o WhatsApp Marketing.
Neste texto, vou abordar o conceito e trazer para você as melhores práticas do mercado. Tudo para ajudá-lo a usar o aplicativo para executar boas ações de divulgação e fazer a sua empresa (ou a do seu cliente) crescer de forma saudável.
Vamos lá?
O que é WhatsApp Marketing?
WhatsApp Marketing é o conjunto de estratégias que auxiliam empresas a atrair, reter e engajar potenciais clientes utilizando o aplicativo. Trabalhar com a área significa utilizar práticas criativas, que são aprovadas pelos termos de uso da empresa, com o objetivo de promover produtos e serviços e encantar usuários.
A característica principal do WhatsApp é seu caráter pessoal e personalizado, isso significa que as estratégias precisam partir deste princípio antes de serem executadas. Ou seja, toda a comunicação tem de ser pensada de forma informal para serem bem sucedidas.
Vale destacar ainda que no WhatsApp, além das mensagens pessoais, é possível trabalhar:
- Grupos de até 256 pessoas;
- Listas de transmissão com até 256 pessoas;
Os grupos podem ser excelentes ferramentas para fomentar comunidades que tratam de temas específicos.
Uma imobiliária, por exemplo, pode criar um grupo com potenciais compradores de imóveis para tirar dúvidas sobre questões como financiamento, pagamento de impostos e disponibilidade de apartamentos ou casas em determinada região.
Isso tem o potencial de melhorar a relação da marca com a persona, aumentar a fidelidade e a divulgação boca a boca.
Nas listas de transmissão é possível enviar uma mesma mensagem para até 256 contatos de uma só vez.
Elas podem ser usadas para envio de promoções e ofertas especiais para consumidores que já estão na base de uma determinada empresa, com o objetivo de reengajá-los, por exemplo.
Ou seja, há diversas formas criativas de utilizar a ferramenta para melhorar o relacionamento dos seus consumidores com a sua marca.
Mas como usá-lo para atrair novos clientes?
Recentemente o Facebook abriu a possibilidade de anunciar diretamente na ferramenta.
O gerenciador de anúncios da rede social é uma ferramenta poderosa e apresenta um leque de possibilidades de segmentação e ações diferentes. Você pode rodar anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram para ampliar os seus contatos.
Há também a opção de integrá-lo com o seu site. Caso você tenha uma página (ou um blog) que recebe uma quantidade significativa de acessos, você pode utilizá-lo para receber novos contatos diretamente no aplicativo.
Abaixo, vou explorar um pouco mais sobre essas estratégias!
Como utilizar WhatsApp como ferramenta marketing da sua empresa?
Agora que você entende o que é WhatsApp Marketing, você precisa saber como pode utilizar disso no seu dia a dia. O primeiro ponto essencial ter o número vinculado a uma conta no WhatsApp Business.
Criado em 2017 pela empresa, a versão Business do aplicativo trouxe inovações pensadas para os pequenos negócios. Com ele, é possível que você tenha algumas funções específicas, como:
- um perfil empresarial com endereço e horário de atendimento;
- mensagens automáticas;
- métricas sobre as mensagens e os usuários;
- a possibilidade de usar rótulos para contatos específicos
- e a desvinculação do número pessoal do WhatsApp do número da empresa (e uso os dois no mesmo aparelho).
Além de todas essas funcionalidades, com o perfil Business vinculado a uma conta no Facebook é possível fazer anúncios otimizados para Instagram e Facebook com o objetivo de envio de mensagens.
Essa é uma das principais inovações da empresa e que tem o potencial de melhorar o uso da ferramenta para a aquisição de clientes.
Outra boa ideia é aproveitar o tráfego que você atrai para o seu blog ou site principal para construir um relacionamento mais próximo via WhatsApp. Hoje em dia há ferramentas que possibilitam uma integração fácil entre o aplicativo e a maioria das páginas da internet.
Abaixo, mostro como você o vincula com o Facebook para rodar anúncios otimizados e também como, de forma simples, você adiciona um botão do WhatsApp em seu site.
Como vincular WhatsApp Business ao Facebook?
- O primeiro passo é baixar a versão Business do WhatsApp para o seu celular. Registrar a sua e tê-la em funcionamento;
- Em seguida, abra o gerenciador de anúncios e clique em criar um novo anúncio. A modalidade está disponível para “mensagens, tráfego, envolvimento e conversões”.
- Em destino, marque a caixa WhatsApp. Ao fazer isso, o Facebook vai pedir para você vincular seu número a sua conta no Facebook Business, ao enviar uma mensagem de texto para você. Caso você não tenha Facebook Business, você vai precisar fazê-lo
Aqui, é importante observar que, se o seu objetivo é conseguir novos contatos de WhatsApp de um público potencial para a sua empresa, o melhor objetivo é de mensagens.
Nesta opção, o algoritmo do Facebook vai otimizar o anúncio para pessoas com maior probabilidade de interagir com você.
Como vincular WhatsApp Business ao seu site?
Vincular o número do WhatsApp no site é um pouco mais complicado. Isso porque você vai precisar mexer no código. Mas, ainda assim, é um processo fácil.
No passo a passo abaixo, mostro como utilizar o Whatsmagic da empresa Bitnix para fazer isso.
- Acesse esta página e faça o login usando sua conta Google ou o Facebook;
- Depois do login, coloque o seu número de contato;
- Na tela seguinte, o programa vai gerar um script para você. Copie código gerado;
- No editor do seu site, cole o código na página que você quer que apareça, logo depois da tag <body>. Atualize o arquivo e verifique se foi instalado corretamente na sua página
3 cases de WhatsApp para te inspirar
Um jeito inteligente de se inspirar para tirar o melhor uso do WhatsApp para seu negócio é ver como algumas marcas utilizaram para aumentar tanto o brand awareness, quanto para criar um relacionamento mais próximo com os seus clientes.
Por isso, separei três exemplos que vão nessa linha. Além de usarem o WhatsApp, elas têm em comum o fato de que disponibilizaram conteúdo (e ações) de valor para os seus clientes.
O caso da Vodka Absolut
Para promover a nova linha de uma das principais bebidas do planeta na Argentina, a equipe de marketing da Absolut teve uma ideia bem legal.
Eles organizaram uma festa exclusiva que só teria dois ingressos disponíveis para o público. Para conseguí-los, as pessoas precisavam adicionar um número no WhatsApp e tentar convencer um sujeito do outro lado, um personagem chamado Sven, a dar o ingresso.
O resultado? Mais de mil imagens e vídeos produzidas pelos usuários sobre a marca e muito buzz na comunidade de fãs de vodka. Afinal, todo mundo queria ir para a festa.
Abaixo, um vídeo com o resumo da ação.
As lingeries da Agent Provocateur
A Agent Provocateur já usava o WhatsApp para enviar promoções para a sua base de cliente. Mas, com a iniciativa de oferecer algo de maior valor, eles tiveram uma ideia: colocar um consultor de vendas em um grupo com o casal que queria comprar produtos da marca.
Eles batizaram a ação de Ménage à Trois e divulgaram a promoção durante o feriado do Natal. A ideia é que os consultores ajudassem os consumidores em como tomar a decisão sobre a melhor peça de roupa a ser comprada.
O resultado foi que 31% das pessoas que participaram visitaram a loja física da empresa e outros 62% a loja online.
Maionese Hellmann’s
Este case aconteceu aqui no Brasil! Para incentivar o uso da maionese Hellmann’s como um bom ingrediente de cozinha, a equipe da empresa criou o WhatsCook.
A iniciativa pediu para as pessoas que enviassem o número do WhatsApp e uma foto do que tinham na geladeira. Em seguida, conectaram elas a chefs de cozinha, que ensinavam o que era possível fazer com os ingredientes.
A ação foi um sucesso. Impactou no Brasil mais de 13 mil pessoas e foi levada a outros países, como a Argentina, o Chile, Uruguai e o Paraguai.
Conclusão
Sem dúvidas, o Whatsapp pode ser usado por marcas de pequeno e grande porte para conquistar novos consumidores e crescer. Em linhas gerais, uma boa estratégia de marketing na plataforma vai precisar de:
- uma cultura de relacionamento mais próxima com o cliente;
- ações personalizadas e criativas para a persona;
- anúncios e integrações com outras plataformas (sites, ads, redes sociais).
Se a sua empresa está disposta a investir nos três pontos acima, tenho certeza que ela vai saber tirar o que há de melhor do aplicativo e conseguir crescer nele de forma saudável e consistente.
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