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Facebook Shops: conheça a ferramenta nativa de e-commerce para as redes sociais

Mark Zuckeberg, fundador do Facebook, anunciou hoje o que talvez seja a atualização mais significativa da família de aplicativos da empresa para pequenos negócios.

A partir dos próximos meses será possível montar um e-commerce dentro do Facebook e Instagram, com sistema de pagamento próprio e checkout transparente, de forma totalmente gratuita.

A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (19) e veio para fazer pequenos negócios criar lojas online de forma mais simples e fácil, além de ajudá-las a usar a presença digital que elas já têm para começar a vender.

A função começou a ser liberada nos Estados Unidos e deve ser expandida para outros países em breve.

 

Como funciona o Facebook Shops?


Para usar o Facebook Shops, a empresa vai precisar ter uma página na rede social ou um perfil comercial no Instagram para começar a organizar um catálogo de produtos.

O acesso à loja poderá ser feito diretamente no perfil dela nas redes sociais, por meio de uma postagem ou através de anúncios na própria plataforma.

A loja funcionará tanto no Facebook, quanto no Instagram, sem necessitar de uma configuração adicional.

Elas serão integradas ao Messenger ou ao WhatsApp e esses aplicativos poderão ser usados para tirar dúvidas de eventuais clientes.

Outro ponto importante anunciado pelo Zuckberg é que será usado o algoritmo de inteligência artificial do Facebook para personalizar a experiência do usuário.

Por exemplo, se o usuário for homem e entra num perfil que vende roupas, o Facebook Shops vai mostrar apenas as opções masculinas.

No anúncio, o Facebook avisou ainda que futuramente pretende fazer com que compras sejam feita diretamente no WhatsApp.

Explorar Produtos

A partir do Facebook Shops, o Instagram vai ganhar uma funcionalidade que permite com que pessoas naveguem e explorem, por conta própria, produtos de lojas na plataforma nativa da rede social.

Lives

Outra funcionalidade interessante é que a loja vai abrir a possibilidade que influenciadores possam marcar um produto em eventos ao vivo e fazer a venda diretamente por lá. Eles poderão conectar ao produto antes da live começar e com um botão de compra que vai aparecer em destaque, como na imagem abaixo.

Programas de fidelidade

Outra função que vai vir e que deve ajudar pequenos negócios vai ser a possibilidade de se criar um programa de fidelidade diretamente na plataforma do Shops. Ele vai permitir com que consumidores acumulem pontos e troquem por prêmio.

Integrações

Se você já possui um e-commerce, o Facebook Shops vai ter uma integração nativa com os seguintes sistemas de loja eletrônica:

  • Shopify,
  • BigCommerce,
  • WooCommerce,
  • Channel Advisor,
  • CedCommerce,
  • Cafe24;
  • Tienda Nube;
  • Feedonomics.

Essa integração vai permitir com que os produtos que forem carregados nessas plataformas sincronizem com o Facebook Shop.

Se você quiser ver em detalhes como o Facebook Shops vai funcionar, basta assistir ao vídeo abaixo.

 

E quando o Facebook Shops vai chegar ao Brasil?

Ainda não tem data prevista para que a ferramenta esteja lançada em mercados fora dos Estados Unidos.

Como o lançamento está se deu no contexto do Covid-19 e isso prejudicou milhares de pequenos negócios (clientes importantes para o Facebook), ela não deve demorar.

Assim que tivermos novidades, este post será atualizado.


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Por Fábio Farias

Jornalista, especializado em Marketing Digital com ênfase em produção e gestão de conteúdo para blogs e SEO. Tem mais de 5 anos de experiência na área, tendo ajudado pessoas e marcas a melhorar a sua presença digital. É palmeirense. Adora um café quentinho, mas odeia azeitona.

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