Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como melhorar seus prompts com o framework CIDI

O ChatGPT mudou a forma como a gente trabalha e saber tirar o melhor da ferramenta pode ser a diferença que falta para vocĂȘ executar tarefas importantes de forma eficiente.

Eu ando um tanto obcecado em saber como posso melhorar meus comandos (prompts) para ter resultados melhores na minha interação com a inteligĂȘncia artificial.

E nessa busca, encontrei um vĂ­deo do professor e pesquisador Gianluca Marco sobre o framework CIDI. Um passo a passo bem simples de como ter prompts e resultados de prompts melhores no ChatGPT.

Vamos lĂĄ? 

CIDI Framework

CIDI Ă© um acrĂŽnimo para: contexto, instruçÔes, detalhes, input. EntĂŁo, invĂ©s de vocĂȘ mandar uma pergunta direta para o ChatGPT e encontrar uma resposta genĂ©rica, vocĂȘ usa o framework CIDI para isso.

Vamos testar? 

Vou pedir para o chatGPT escrever uma legenda do Instagram para este post sem o framework e colocar aqui o resultado.

Prompt

GPT, estou escrevendo um post sobre o framework CIDI para ajudar pessoas a melhorar o prompt. VocĂȘ pode elaborar uma legenda do instagram para mim?

Resultado

“🔍Curiosidade. 🎆Intuição. đŸ’ȘDedicação. 💡Inspiração. Aproveite o poder do framework CIDI para desbloquear sua criatividade ao escrever prompts. Descubra novos caminhos e explore as profundezas de sua imaginação! 🚀 #CIDI #criatividade #escrita #prompts #inspiração”.

O texto ficou genérico, o GPT não entendeu o framework CIDI e a relação dele com prompts para ele e me enviou algo que estava errado.

Agora eu vou usar o framework CIDI.

Prompt:
[contexto] aja como um profissional de marketing digital especialista em Instagram
[instruçÔes] escreva um post para o instagram sobre como o framework cidi e sobre como ele pode ajudar pessoas a melhorar o prompt, eu vou te mandar as informaçÔes para isso
[detalhes] escreva o post em um tom informativo para um pĂșblico que quer saber mais sobre como usar inteligĂȘncia artificial no trabalho
[input] Framework CIDI: contexto, instruçÔes, detalhes, input. Divulgado pelo pesquisador Gianluca Marco. É uma forma de fazer prompts com resultados melhores no ChatGPT.

Resultado

🚀 A InteligĂȘncia Artificial estĂĄ revolucionando a forma como trabalhamos e, em nenhum lugar isso Ă© mais evidente do que no campo da escrita assistida por IA. Hoje, vamos falar sobre um dos segredos mais bem guardados para obter o mĂĄximo dessas ferramentas: o framework CIDI. 🎯

CIDI Ă© um acrĂŽnimo para Contexto, InstruçÔes, Detalhes e Input. Criado pelo pesquisador Gianluca Marco, este framework Ă© uma estratĂ©gia inovadora para formular prompts que geram resultados mais precisos e Ășteis com o ChatGPT. 💡

🔍 Contexto: Ao fornecer um contexto claro, vocĂȘ garante que a IA entenda o cenĂĄrio e o tĂłpico em que vocĂȘ estĂĄ trabalhando. Isso prepara o terreno para uma resposta mais focada.

đŸ—Łïž InstruçÔes: InstruçÔes claras guiam a IA para responder de uma maneira especĂ­fica. Seja explĂ­cito sobre o que vocĂȘ espera na resposta.

✹ Detalhes: Detalhes adicionais aprimoram a precisĂŁo e a relevĂąncia da resposta. Quanto mais especĂ­fico vocĂȘ for, mais ajustada Ă  sua necessidade serĂĄ a resposta da IA.

📝 Input: Este Ă© o seu prompt. Com base no contexto, instruçÔes e detalhes, vocĂȘ cria uma pergunta ou instrução concisa que guiarĂĄ a resposta da IA.

Aproveite ao mĂĄximo a IA em seu trabalho com o framework CIDI. 🎯 É hora de começar a ver resultados mais efetivos e precisos. #CIDI #InteligĂȘnciaArtificial #ChatGPT #escritadigital

Melhor, nĂ©? Eu faria alguns ajustes na parte de Input, que tem a ver tambĂ©m com detalhes a mais sobre o prompt que serĂĄ feito, mas no geral um resultado bem mais legal.

ConclusĂŁo

O framework CIDI funciona porque ele te força a dar detalhes importantes para gerar um prompt melhor. Acho uma forma simples e rĂĄpida de saber como perguntar para a inteligĂȘncia artificial e fornecer para ela pontos importantes que vĂŁo fazer com que seus comandos gerem respostas menos genĂ©ricas.

Se quiser saber mais, recomendo o vĂ­deo do prĂłprio pesquisador

@gianluca.mauro

Discover the secret to 10x better ChatGPT prompts using my #CIDI framework. Improve #AI communication for perfect email complaintsđŸ“§âœïž Watch the transformation🌟 #ChatGPT #artificialintelligence #emailhacks #aitips #chatgptprompts #AIHacks #contentcreation #tiktoktips

♬ original sound – Gianluca Mauro – Gianluca Mauro

Compartilhe com seus amigos!

Novos

Mais antigos

Continue vendo