Você trocaria sua dignidade por like e dinheiro? Uma análise da luta entre Popó e Bambam

No último final de semana, uma das coisas mais comentadas na internet e nas rodas de conversa era uma luta de boxe. A luta entre Kléber Bambam, ex-BBB, contra Acelino Popó Freitas, ex-pugilista e campeão mundial de boxe.

O motivo da comoção veio das provocações.

O ex-BBB, estreante no boxe, provocou tanto o ex-pugilista que gerou esse hype – e uma inimizade com um dos principais atletas do esporte brasileiro.

O resultado foi um recorde de audiência, um Bambam que voltou aos holofotes depois de anos afastado (ver gráfico abaixo) e um caminhão de dinheiro para os dois.

Mas será que vale a pena? Será que vale a pena passar vergonha em nível nacional, fazendo uma luta pífia, sendo humilhado no ringue, para conseguir um punhado de likes?

Será que vale a pena desrespeitar um atleta lendário do esporte nacional em busca de ganhar alguns seguidores, muita mídia e um cachê milionário?

O resultado dá para ver claramente no gráfico abaixo do Google Trends. A pesquisa no nome de Bambam nunca foi tão alta desde o início da série histórica (vale lembrar que Bambam foi campeão do BBB em 2022).

Financeiramente, o negócio também compensou. Estima-se que Bambam tenha levado R$ 1,5 milhão para sofrer a derrota que sofreu e se tornar meme na internet.

Mas o ponto é: até onde vale a pena trocar valores básicos e dignidade por dinheiro? Isso realmente é algo saudável e positivo para a sociedade?

Não tenho a resposta. O que posso dizer é que seria algo que eu jamais faria e, como consultor de marketing, também nunca recomendaria a uma marca trocar seus valores fundamentais, seu branding, por 15 minutos (30 segundos, no caso) de fama altamente questionável.

Compartilhe com seus amigos!

Novos

Mais antigos

Oi, me chamo Fábio. Leia meus textos e minhas ideias abaixo.

Assine a minha newsletter sobre IA e fique por dentro das novidades.

Continue vendo