SparkToro: Como usá-lo para descobrir informações sobre sua audiência? 

Rand Fishkin fundador do SparkToro

Descobrir como uma determinada categoria de público se comporta online e quais influenciadores e veículos eles leem com frequência é um desafio para quem trabalha com marketing digital.

Isso porque essas informações são importantes para validar estratégias de comunicação, além de racionalizar o investimento que se faz em mídia.

Por exemplo, é muito valioso para uma marca saber qual influenciador ele deve contratar ou em qual site e blog anunciar para fazer determinada ação e impactar a audiência certa, na hora certa.

Por isso, startups e empresas se digladiam para tentar descobrir quais canais são eles e quais as melhores estratégias. Muitas utilizam pesquisas de palavra chave para isso.

Mas, infelizmente, ainda é complicado entender a audiência e descobrir quais são os canais para interagir com elas. Foi para resolver este problema, que nasceu neste mês o SpartkToro.

O que é o SparkToro?

Fundado pelo empreendedor e especialista em marketing digital, Rand Fishkin, o SparkToro é aplicativo que consulta um banco de dados com mais de 70 milhões de perfis e sites de todos os gêneros na internet para trazer informações valiosas sobre nichos de audiência.

Nele, por exemplo, é possível analisar quais influenciadores pessoas que se descrevem online como “jornalista” seguem. Ou quais sites e podcasts públicos que trabalham no setor automotivo acessam ou ouvem.

É possível ainda ter informações sobre os seguidores de determinadas contas. Na pesquisa abaixo, fiz uma análise breve da presença digital da jornalista Vera Magalhães.

É possível saber em quais redes se concentra a maior parte dos seus seguidores, quais palavras eles usam e sites que eles frequentemente acessam, além de descobrir perfis semelhantes.

Esta pesquisa também pode ser feita a partir de sites. Abaixo, por exemplo, há uma breve análise dos visitantes do site da Rock Content, por exemplo.

A ferramenta demorou cerca de 2 anos para ser concluída e opera ainda na fase beta. O lançamento oficial aconteceu na semana passada, em um comunicado no blog da empresa.

Um problema para os usuários brasileiros é que o banco de dados daqui ainda é pequeno, então é comum que pesquisas retornem sem dados o suficientes.

Como fazer pesquisas no Sparktoro?

Bem, se você achou a ferramenta bacana e quer testá-la, saiba que este é o momento certo.

Atualmente, ela oferece 10 pesquisas gratuitas, sem nenhum tipo de compromisso. Para mais do que isso, os planos iniciais são bem salgados para quem mora no Brasil.

Planos

O básico, que permite até 100 pesquisas por mês, tem o valor mensal de US$ 150 e, no plano anual, sai por US$ 1.344. O plano ilimitado chega a custar US$ 450 por mês.

Com o dólar a mais de R$ 5, valores proibitivos para quem atua no Brasil.

De qualquer forma, a versão free já oferece dados e insights para a maior parte dos consultores e agências de marketing digital.


E aí, gostou da notícia? Se você se interessa por essa parte de pesquisa de audiência, escrevi um texto que mostra como você pode fazer pesquisa de mercado usando a base de dados do Google.

Nela, mostro como algumas ferramentas gratuitas podem ser bem úteis para você entender um pouco mais sobre a sua audiência. Se interessou? Basta acessar o texto aqui.

 

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