O Google é uma ferramenta incrível.
E não só porque ele organiza as informações do mundo, cumprindo a missão que ele mesmo se dá.
Mas porque ele tem algumas das melhores ferramentas de marketing digital do mercado.
E não contente com isso, eles ainda possuem guias gratuitos para que qualquer pessoa possa aprender a utilizar e, por conta própria, tocar uma estratégia de digital.
Se você quiser ir mais a fundo e contar com uma certificação da empresa, é possível fazer uma prova e, caso aprovado, demonstrar para o mundo que você detém aquela habilidade.
Legal, né?
Eu já possuo duas: de Adwords e a do Google Analytics, mas há 10 delas para serem feitas e conquistadas.
Quer saber como fazer? Então você está no lugar certo!
O que são as certificações do Google?
As certificações do Google são uma forma que a rede de busca encontrou de testar e avaliar os conhecimentos sobre publicidade online, mais especificamente às necessárias para o Google Adwords.
Embora tenha focado inicialmente em formar pessoas para atuar em sua rede de anúncios, a empresa decidiu expandir para outros produtos.
Hoje, por exemplo, há quatro certificações que não são necessariamente ligadas ao Adwords: uma de Analytics, uma de sites para dispositivos móveis, uma de vendas e negócios digitais e uma terceira, em inglês, sobre Youtube.
Mas o forte mesmo são as 6 abaixo:
- Adwords Fundamentals
- Publicidade em pesquisa
- Publicidade em display
- Publicidade em mobile
- Publicidade em vídeo
- Publicidade em Shopping
Qualquer pessoa pode fazer a prova para conquistar uma certificação. Para isto, basta ter uma conta ativa no Academy for Ads.
É preciso, porém, ter um mínimo de 80% de acerto no teste para conseguir o certificado, que pode valer por até 18 meses, dependendo da categoria que você for tentar.
As provas têm limite entre 90 e 120 minutos e há um contador que registra o tempo que você toma para fazer a avaliação.
Como consigo minha certificação do Google?
Há cursos que ajudam as pessoas a entender e dominar o conteúdo necessário para tirar as certificações. Mas a melhor parte é que, para quem não pode investir em uma formação assim, existe a possibilidade de estudar online, de graça, com material dado pela própria empresa.
Para cada uma das certificações, há guias de estudo específicos que abordam detalhes que caem na prova.
É fundamental também fuçar as ferramentas por conta própria e, se for o caso, até criar uma campanha no Adwords para entender como ele funciona.
Caso tenha poder de investimento, a principal referência em cursos para as certificações do Google é a Goobec. Eles estão desde 2008 no mercado e são parceiros oficiais da gigante do Vale do Silício. Os cursos online custam na base dos R$ 840.
A Udacity, a universidade do Vale do Silício, também tem um curso específico de Adwords. É um nanodegree que dura três meses e cobre o conteúdo de todas as certificações. O preço varia entre R$ 1290 a R$ 799.
Outra opção é procurar a Udemy. Existem várias alternativas de cursos para as certificações do Google, principalmente de Adwods e Analytics, com preços mais módicos: a partir de R$ 25,90.
Resumindo, minhas dicas para quem quiser conseguir as certificações do Google são:
- Estude os guias e mexa nas ferramentas por conta própria. Isso antes de fazer um curso específico. Quem tem zero familiaridade com Analytics ou Adwords, por exemplo, terá mais dificuldades em compreender os conceitos, mesmo que opte por um curso pago.
- Se você tem capital para investir, pode valer a pena partir para um curso pago. A opção do Udemy é bem tentadora e pode ser útil, principalmente se você já conhece o básico da ferramenta. Caso não, vale a pena considerar a Udacity ou a Goobec como opções.
Vale a pena fazer as certificações?
Vale.
Hoje elas são amplamente reconhecidas no mercado e é uma forma de você testar e ampliar seus conhecimentos.
Outro ponto importante é que elas garantem o selo de Google Partner para a sua agência ou a sua consultoria, caso você possua duas certificações ou mais.
O ponto fraco, porém, está na má qualidade da tradução das provas. Isso faz com que os enunciados fiquem um tanto confusos e podem atrapalhar os mais desatentos.
Mas, também, nada muito grave.
Se você quiser começar agora sua trajetória, eu aconselho começar lendo este guia do Google e, em seguida, fazer a sua conta no Academy for Ads. Depois, tentar passar na primeira prova. Boa sorte.
***
E aí, gostou do artigo? Está interessado em cursos gratuitos sobre marketing digital. Escrevi sobre quatro deles aqui no blog que valem a leitura.