Whatsapp disponibiliza API e vai integrar com anúncios do Facebook

api whatsapp business
O Whatsapp é uma das principais ferramentas para negócios de pequeno e médio porte no mundo todo. Ele é útil por oferecer uma caráter pessoal ao atendimento, dar agilidade às interações e ser um poderoso canal de vendas. Para melhorar a experiência comercial com o aplicativo, no ano passado o Facebook lançou o Whatsapp Business A versão comercial do mensageiro permite administrar duas contas em um mesmo aparelho e possui um grau simples de automação. Outro benefício é colocar informações comerciais no perfil bussiness e definir horário de atendimento. Nessa semana, o Facebook anunciou mais novidades. Especificamente as três coisas abaixo:
  1. Integração do aplicativo com o Facebook;
  2. Disponibilização da API do aplicativo;
  3. Maior automação das mensagens do Whatsapp.

1 – Integração com o Facebook Ads

Uma das principais novidades anunciadas é a integração do Whatsapp Business com o sistema de publicidade no Facebook. Agora, o gerenciador de anúncios da rede social – responsável tanto pelo impulsionamento no Facebook como no Instagram – vai integrar de forma direta ao aplicativo de mensagens. Ela é uma das funções mais esperadas por profissionais de marketing no mundo inteiro e, em breve, vai estar disponível para todos os negócios. Hoje, para fazer o anúncio deste tipo, é necessário gerar um link do Whatsapp Web e escolher a opção tráfego na plataforma. Essa nova forma de integração vai facilitar a vida de profissionais que trabalham com este tipo de anúncio. Além disso, essa modalidade vai trazer métricas específicas como a quantidade de conversas geradas a partir de um anúncio.

2 – API do Whatsapp Business

Uma das coisas mais esperadas por desenvolvedores e profissionais de marketing do mundo, o Facebook abriu o API da versão comercial do aplicativo para que soluções sejam implantadas. Essa novidade já vinha sendo testada, restrita a grandes empresas no mundo inteiro. Agora, ela estará aberta a quem quiser usar. Um dos exemplos citados pela empresa é o caso do ecommerce Sale Stock, da Índia. Eles utilizam a API do Whatsapp Business para enviar atualizações de produto, atualizar pedidos e fazer o atendimento ao cliente. Segundo o Facebook, hoje, possuem uma taxa de abertura de 90% dessas mensagens.

3 – Automação de mensagens

Outra novidade é a de possibilitar uma automação das mensagens do serviço. Em seu anúncio oficial, o Facebook não entrou em detalhes de como isso vai funcionar. O que se sabe é: isso só será possível depois que o cliente entra em contato com o negócio. Ou seja, não será possível utilizar essa função com pessoas que não iniciaram uma conversa com a marca. Mas será possível enviar notificações automatizadas de coisas como:
  • Confirmação de envio;
  • Lembrete de hora marcada;
  • Horário de retirada de ingressos
O lado negativo para pequenas empresas é que esse tipo de automação será pago. Os valores, no entanto, não foram divulgados. Mas o que se sabe é que vão variar de acordo com a região do negócio.

Conclusão

Essas novas formas de usar o aplicativo devem melhorar a experiência de uso, além de gerar oportunidades para empresas que investem neste tipo de interação para se relacionar com os clientes.  Elas vão ser aplicadas ao pouco e devem gerar boas novidades. Se você quiser ficar por dentro de mais notícias como essa, assine a minha newsletter. Envio toda semana novidades e textos sobre marketing digital, direto no seu email.

Compartilhe com seus amigos!

Novos

Mais antigos

Oi, me chamo Fábio. Leia meus textos e minhas ideias abaixo.

Assine a minha newsletter sobre IA e fique por dentro das novidades.

Continue vendo