A empresa sueca de serviços financeiros Klarna anunciou uma redução significativa de 12% em seus gastos anuais com marketing ao adotar a inteligência artificial generativa em suas campanhas. A utilização dessa tecnologia permitiu à Klarna criar e gerir aproximadamente 30 campanhas de marketing temáticas este ano, todas desenvolvidas inteiramente por IA, otimizando o processo de produção de ideias, redação de textos publicitários e criação de imagens.
Estas campanhas, muitas vezes associadas a datas comemorativas como o Dia das Mães e a Black Friday, se concentram em tarefas volumosas e demoradas, que incluem a adaptação de anúncios para vários mercados e idiomas. Segundo David Sandstrom, chefe de marketing da Klarna, o uso da IA permitiu à empresa economizar significativo investimento necessário anteriormente para contratar agências ou artistas.
O corte de custos não só foi expressivo, mas também resultou em um aumento de eficácia das campanhas, com uma taxa de cliques em marketing por e-mail subindo de 0,5% para até 2%.
Além disso, a Klarna relata um aumento de 27% nas receitas no primeiro semestre de 2024 em comparação ao ano anterior.
Apesar do sucesso com a IA, a empresa ainda encontra dificuldades em utilizar a tecnologia para criar campanhas de grande impacto e destaca a importância da criatividade humana em propostas mais ousadas.
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