A 10ª edição do Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) está em curso e traz como tema central a discussão sobre a inteligência artificial e suas implicações nos arquivos. O Arquivo Nacional, secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, está presente no evento e participará de várias atividades.
A conferência visa discutir as questões epistêmicas do objeto de estudo da Arquivologia, as adequações das práticas profissionais dos arquivistas e as soluções tecnológicas que otimizam os serviços arquivísticos sem ameaçar os princípios da Arquivologia. A transformação digital dos arquivos é uma dimensão central da experiência contemporânea e o evento busca abordar os desafios e oportunidades que surgem com a inteligência artificial.
Durante o evento, serão realizados vários encontros e seminários, incluindo o I Encontro dos Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal e a primeira reunião da Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal. Além disso, servidores do Arquivo Nacional apresentarão trabalhos relacionados à instituição, incluindo a experiência da sociedade civil no Colegiado e a construção do Plano Setorial de Arquivos.
A conferência também contará com a participação de especialistas em inteligência artificial e arquivologia, que discutirão as implicações da tecnologia na área dos arquivos. O evento é uma oportunidade para que os profissionais da área se reúnam e discutam as tendências e desafios atuais.
O Arquivo Nacional reafirma seu compromisso com a promoção da cultura arquivística, apoiando a pesquisa e garantia do acesso democrático à informação, contribuindo assim para o fortalecimento da cidadania e o crescimento do país.