Gemini vs GPT 4: qual é a melhor solução que usei até agora?

Lançado em dezembro de 2023, o Gemini 1.5 Pro é, hoje, o modelo de Inteligência Artificial do Google mais poderoso disponível para os usuários

Para se ter uma ideia, ele tem um desempenho próximo do GPT 4 em testes de benchmarking entre as duas tecnologias, mas tem duas grandes vantagens em relação à IA da OpenAI:

1 – Ele é gratuito (até agora, pelo menos)

Basta uma conta Google e você consegue acessar um dos modelos de IA mais avançados do mercado. Não precisa de pagamento e nem cadastrar cartão de crédito.

2 – Ele tem 1 milhão de tokens na sua janela de contexto

Tokens são sequências de caracteres. Ter uma janela de contexto de 1 milhão de pedaços de palavras significa que ele pode reter mais informações sobre uma tarefa específica ou lidar com um volume maior de dados.

Você pode, por exemplo, enviar a transcrição de um vídeo de 1 hora e solicitar um resumo com os pontos importantes, tarefa que ele vai executar muito bem

Para se ter uma ideia, o o GPT 3.5 (gratuito) tem 4 mil tokens de janela de contexto.

O GPT 4 tem 8 mil tokens e o GPT 4 Turbo tem 128 mil tokens. Ambos disponíveis apenas nos planos pagos da OpenAI.

Comparativo com o ChatGPT 4

Eu uso o ChatGPT 4 há 1 ano e em termos de qualidade de output (resposta) não vejo diferença entre a solução da OpenAI e a do Google, e a janela de contexto conta um ponto super favorável para a gigante de buscas.

Mas há áreas que o GPT pago é melhor:

A primeira delas é na geração de imagens, que você consegue fazer diretamente no ChatGPT. No Gemini 1.5 Pro isso não é possível. Você consegue gerar imagens apenas nos modelos menos avançados deles.

A segunda está na organização de dados. Eventualmente eu uso o GPT para me ajudar a organizar e analisar planilhas. A solução do Google analisa bem as planilhas e sugere modificações, mas ele não as faz e disponibiliza para download, como o rival faz.

Outro ponto positivo para o GPT está no acesso a loja e modelos treinados especificamente para funções que vão desde copywriting para campanhas de anúncios, até sommeliers de vinhos e assistentes para pesquisas acadêmicas.

Ao que parece, a solução da OpenAI está mais avançada na ideia de criar assistentes para funções específicas que os usuários eventualmente precisem.

Como acessar o Gemini?

Se você ficou curioso e quer saber como você pode acessar o Gemini, há duas formas simples de fazê-lo.

Gemini 1.0

A primeira é acessar o link: https://gemini.google.com/ e lá logar com a sua conta do Google.

Lá dentro, você vai ter acesso a duas IAs, a Gemini e a Gemini Advanced. Atenção, esses dois modelos, são modelos mais simples do Google (mais especificamente são o Gemini 1.0). Ou seja, você não tem a mesma qualidade de resposta que o Gemini 1.5 Pro tem.

AI Studio

Para você ter acesso a versão mais avançada do Gemini, você precisa logar no AI Studio. Para isso, basta acessar esse link -> https://aistudio.google.com/

Lá dentro, você loga com a sua conta Google, de forma semelhante a que você faz no Gemini 1.0, mas o layout é BEM diferente, mais parecido com a do print abaixo.

Em type something você escreve o comando e em system instructions você pode oferecer para o modelo uma instrução básica de como você quer que ele escreva a resposta.

Por exemplo, se você quer que ele faça uma legenda para uma publicação do Instagram, você pode escrever em system instructions que você quer que o modelo aja como um especialista em redes sociais, antes de pedir que ele faça a legenda.

Diferenças entre Gemini 1.0 e o Gemini 1.5 Pro

Bem, além da melhora significativa dos outputs que o Gemini 1.5 Pro tem em relação ao seu irmão mais velho, tem alguns pontos que queria comentar entre os dois.

  • O layout da página do Gemini 1.0 é melhor, mais intuitivo, mais fácil e em português;
  • Você não consegue subir arquivos de áudio e vídeo no Gemini 1.0, pode apenas gravar um áudio ou subir uma imagem;
  • No Gemini 1.0 você tem uma integração nativa com os apps do Google (sheets, docs, slides), o que facilita o trabalho.
  • No Gemini 1.0 você tem seus chats salvos automaticamente e bem organizados na lateral. No AI Studio, você precisa salvar diretamente o chat que criou, caso deseja reutilizá-lo.
  • No AI Studio, você tem acesso a ferramentas mais úteis para desenvolvedores, como por exemplo, botão rápido para a chave de API ou a possibilidade de gerar o código daquele chat que você criou de forma mais simples.

Bem, essas são as principais diferenças que notei. Mas para saber qual é o melhor para você, você tem de usar e é isso que te encorajo a fazer agora. Teste e veja qual funciona melhor para as suas necessidades de uso.

Compartilhe com seus amigos!

Novos

Mais antigos

Oi, me chamo Fábio. Leia meus textos e minhas ideias abaixo.

Assine a minha newsletter sobre IA e fique por dentro das novidades.

Continue vendo