Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

36 coisas que eu aprendi antes de fazer 36 anos de idade

Fábio Farias

No dia 23 desse mês eu completo 36 anos e abaixo eu compartilho 36 lições que aprendi até hoje (6 de março). Espero que goste.

Lições de vida

1 – Dinheiro a gente ganha e perde. Tempo a gente só perde. É a coisa mais valiosa que nós temos e uma das mais negligenciadas da nossa vida.

2 – Se você nasceu com saúde em uma família de classe média e num lar tranquilo e amoroso, você tem mais sorte do que a maioria das pessoas.

3 – Se você não tem um problema de saúde crônica, não passou fome na infância e nem passou por grandes traumas emocionais, você já tem MUITA sorte e talvez nem saiba disso.

4 – A vida é de quem busca as coisas que quer viver. Mas muitas vezes a gente busca e a vida teima em não trazer. O segredo é entender o equilíbrio entre a resiliência e a aceitação daquilo que nós não podemos mudar.

5 – Controlamos menos as nossas condições do que achamos que controlamos. Amanhã você pode tropeçar na rua, bater a cabeça e morrer. Também por isso viver o presente é importante.

6 – Uma estratégia de marketing que vira um template copiado milhares de vezes por marcas diferentes perde funcionalidade com o tempo. Marketing é, antes de tudo, diferenciação.

7 – O melhor investimento de marketing que uma marca pode fazer é identificar a sua própria voz. O mundo valoriza cada vez mais a personalidade e isso pode ser um caminho sem volta.

8 – Você pode aprender tudo o que quer aprender principalmente uma área que você tenha aptidão, isso sem precisar gastar muito dinheiro e sem sair de casa, basta saber usar bem a internet. Acho essa uma das possibilidades mais incríveis que a humanidade já criou.

9 – Redes sociais acabam com a nossa capacidade de concentração e quanto mais você limita o uso delas, melhor para você.

10 – Livros melhoram a nossa capacidade de concentração. Nunca foi tão importante cultivar o hábito da leitura.

11 – Deixe o celular longe quando for conversar com alguém. A escuta ativa é daquelas qualidades que valem a pena cultivar.

12 – Conversas difíceis, em geral, são as mais importantes. Você pode até adiar uma delas, mas nunca deixe de tê-las.

13 – Nem cliente e nem emprego nenhum vai pagar seu tratamento de saúde quando você estiver internado no hospital por conta de sedentarismo/burnout; por isso, se cuida.

14 – Acordar cedo depois de uma noite bem dormida, fazer uma atividade física e se conectar de forma afetuosa e divertida com pessoas que você gosta são daquelas coisas que fazem a vida valer a pena.


15 – Beber faz mal à saúde. Dito isso, beber em moderação e com controle ajuda a melhorar nossas interações sociais. E interações sociais são importantes e saudáveis.

16 – A maior parte das pessoas são inseguras, algumas são excelentes em interpretar e parecerem que são seguras. Mas na verdade não são. Não se deixe enganar.

17 – Confiança em si mesmo é tudo. É o motor que te leva a fazer aquilo que você quer fazer.

18 – A maioria das pessoas não tem aptidão para a tecnologia. Se você tem essa aptidão, na nossa época, é mais um motivo para você se considerar uma pessoa de sorte.

19 – Sorte é, às vezes (mas nem sempre), uma combinação de oportunidade com preparo. Eu já perdi boas oportunidades porque o meu inglês estava abaixo do que poderia ser. Por isso, se manter estudando é sempre importante.

20 – Você não vai perder seu emprego/trabalho para a inteligência artificial nos próximos 5 anos. Você vai perder para alguém que faz o que você faz com auxílio da IA. Por isso é fundamental entender como elas funcionam.

21 – Possivelmente em um intervalo de 5 a 10 anos, o seu trabalho vai se tornar obsoleto. A IA é uma tsunami que vai engolir todo mundo e vai mudar as nossas dinâmicas sociais nas próximas décadas.

22 – A IA pode levar o mundo a uma utopia onde as máquinas trabalham e os humanos se divertem. Mas provavelmente nos levará a uma distopia com um aumento na concentração de renda e nos conflitos sociais. Esteja preparado.

23 – ChatGPT, Gemini, Cloude, Perplexity, Midjourney, mais do que IAs, são habilidades. Dedique um tempo para aprendê-las.

24 – Nunca na história da humanidade saber se comunicar foi tão importante. Saber explicar para a máquina o resultado que você quer dela será a habilidade dos próximos 10 anos e isso está no core do que é chamado hoje de engenharia de prompt.

25 – A capacidade de produzir conteúdo com a sua linguagem, a sua cara e a sua criatividade vai ser ainda mais importante. Se você quer prosperar nesse mundo, dedique-se a aprender isso.

26 – O mundo é repleto de golpistas e eles, em sua maioria, estão nas redes sociais. Mantenha sempre seu olho aberto e o seu coração tranquilo.

27 – Pelo menos 30% das coisas que os principais influenciadores postam na internet é mentira.

28 – Eu cresci numa época onde as pessoas tinham vergonha de ser burras. Me tornei adulto na época em que as pessoas acham que sabem coisas que elas não sabem (Efeito Dunning Kruger).

29 – As pessoas tendem a acreditar naquilo que fortalece as suas crenças pré estabelecidas.

30 – As pessoas tendem a acreditar naquilo que seu círculo social acredita e diz que é verdade. Os comportamentos de manada nunca foram tão fortes.

31 – As pessoas só vão acreditar em pesquisas científicas (ou em fatos concretos) caso elas fortaleçam as suas crenças ou façam parte daquilo que o grupo social diz que é verdade para ela.

32 – Tem MUITA gente no marketing, na política e na religião que se aproveita dessa falha de percepção das pessoas para vender mentiras. E essas pessoas são algumas das que mais ganham dinheiro na nossa época.

33 – É melhor ser simpático e empático do que estar certo, principalmente em uma discussão com alguém que jura ter toda a verdade do seu lado.

34 – O bom de dar corda a doido é que você pode aprender como as pessoas podem pensar de forma esquisita.

35 – Ninguém, muito menos esse que te escreve, é normal. E não ser normal, nos faz ser únicos e autênticos e essa autenticidade a IA vai demorar para ter.

36 – O Palmeiras tem mundial sim. A FIFA reconheceu. Não gosta? Pode reclamar aqui: sac@fifa.com.

Compartilhe com seus amigos!

Novos

Mais antigos

Continue vendo