WordPress e Google criam pacote de soluções de TI para empresas jornalísticas

WordPress e Google criam pacote de soluções de TI para empresas jornalísticas
Avalie este post

O WordPress.com, em parceria com o Google News Initiative, está desenvolvendo o Newspack, uma solução para pequenas e médias empresas de jornalismo do mundo todo. A ideia é criar uma plataforma que ajude a reduzir os custos delas com a área de T.I e colaborar com o crescimento financeiro dessas organizações.

A iniciativa foi divulgada hoje nos blogs oficiais do WordPress e do Google. Ela tem apoio de empresas como  The Lenfest Institute for Journalism, ConsenSys, Civil Media, The John S. and James L. Knight Foundation, em um investimento ao todo de US$ 2,4 milhões.

O WordPress é o principal CMS (Content Management System) do mundo. Estima-se que ele é usado em mais de 30% dos sites em todo o planeta. A empresa tem uma divisão específica para grandes publicações jornalísticas e hoje está presente em sites como a Time.com, CNN e Quartz.

A previsão é que a versão beta da plataforma seja lançada em julho de 2019 e que ela esteja liberada de forma definitiva no final do ano.

No momento atual, a Automattic Inc, empresa que controla o WordPress, busca organizações jornalísticas interessadas em testá-la antes do lançamento oficial. Os interessados podem se inscrever neste link.

O que é o Newspack by WordPress?


Segundo o comunicado oficial do WordPress, o Newspack foi criado com a ideia de ser uma plataforma barata e que ajude pequenas e médias empresas de jornalismo a focar apenas naquilo que elas são boas em fazer: gerar notícias importantes para as comunidades que atuam.

Mark Armstrong, editor da Automattic, definiu desta forma a visão que a iniciativa tem:

“Our hope with Newspack is to give them a platform where they can continue to focus on what they do best, while we focus on providing world-class technology and support across their editorial and business operations”.

“Nossa esperança com o Newspack é entregar uma plataforma onde eles continuem focando no que fazem de melhor enquanto nós focamos em prover a melhor tecnologia eo suporte na operação editorial e comercial”

Já o diretor de produto do Google, Jim Albrecht, cita os problemas que as empresas de mídia têm porque, além de montar equipes de repórteres, necessitam investir nas boas práticas do mercado de tecnologia e design na hora de pensar o produto.

Para ele, a Newspack será essencial para resolver este problema:

It is trying to help small publishers succeed by building best practices into the product while removing distractions that may divert scarce resources. We like to call it “an opinionated CMS”.

Ela (Newspack) tentará ajudar pequenos negócios em ter sucesso colocando as melhores práticas do mercado no produto, enquanto remove distrações que podem desviar recursos escassos. Nós proavelmente vamos chamá-lo de um “CMS de opinião”

Como testar o Newspack para WordPress?

A Automatic Inc está recebendo aplicações de empresas que querem ser as primeiras a testar a solução até o dia 1 de fevereiro deste ano. O foco é convidar pequenas e médias organizações jornalísticas. A participação não terá custo até janeiro de 2020, depois disso taxas mensais entre US$ 1 mil a US$ 2 mil serão cobradas depois do período de desenvolvimento.

Para participar do projeto, a Automatic faz algumas exigências. Dentre elas, que as empresas já atuem com o WordPress (ou o site seja de fácil migração), tenham modelos de negócio sólidos (para o caso de startups) ou já tenham demonstrado sucesso editorial ou financeiro. Além disso, será necessário manter uma pessoa da equipe a disposição para que a transição seja feita.

Segue abaixo alguns dos principais requisitos

    • A Automatic busca um grupo de editores que cubram diferentes modelos de organização, tecnologia, linha editorial e também de lugares diferentes
    • Na aplicação, é preciso demonstrar uma claro modelo editorial e de negócios para o desenvolvimento e crescimento da empresa
    • O design do site tem de fazer sentido para organizações de notícias e/ou informação de uma área geográfica ou de um tema específico
    • As empresas que tem foco em produzir conteúdo em texto, nesta primeira fase, terão preferência (embora o objetivo será ampliar para empresas de áudio e vídeo também)
    • Os sites têm de produzir conteúdo original.

Veja todos os requerimentos e confira o questionário no site oficial da iniciativa.

Conclusão

A ideia de criar um pack de soluções digitais para pequenas e médias empresas de jornalismo pode ajudar as empresas na forma que inovam e em melhorar seus processos.

Por ter grandes players por trás, é grande a chance de ela dar certo e se tornar fundamental para quem quer promover.

Apesar disso, embora fale em criar uma solução barata, possível custo mensal de US$ 1 mil a US$ 2 mil para empresas fora dos Estados Unidos pode assustar esses publishers e reduzir o potencial de impacto que a ideia tem.

Vale a pena acompanhar como a Automatic e o Google vão lidar com isso.

*Gostou do conteúdo? Então assine a newsletter do blog e receba uma curadoria exclusiva de textos sobre marketing digital e comunicação diretamente no seu email. 

Comentários