Newsletter #001: sobre Facebook Marketing, IGTV e outras coisinhas a mais!

A minha newsletter pessoal teve seu lançamento oficial hoje, com a sua primeira edição.

Ela será um apanhado dos principais textos (e cursos) que vi na internet e que acho interessante compartilhar. Será enviado toda terça-feira pela manhã, por email.

Na primeira edição, repercuto o lançamento do IGTV na semana passada, recomendo bons textos com dicas para Facebook marketing e produção e conteúdo, além de indicar um excelente curso de SEO, gratuito, disponível no site do Semrush.

Confere abaixo!

E se interessou em se inscrever, só se inscrever aqui abaixo:

Newsletter #001

Fala pessoal, tudo bom?

Primeiro, eu gostaria de agradecer a todos que se inscreveram na newsletter.  Toda terça-feira, pela manhã, vou enviar conteúdos especialmente selecionados sobre marketing digital e comunicação direto no seu email. São algumas das leituras que faço para me manter atualizado sobre um mercado que muda constantemente.

Espero que goste!

Novidades

IGTV e novos formatos de conteúdo: uma dos fatos mais comentados na semana passada foi o lançamento do IGTV, o aplicativo vinculado ao Instagram que permite enviar até 1 hora de vídeo. A ideia é competir com o Youtube. Ainda é difícil avaliar o impacto do IGTV e se ele, de fato, vai conseguir o feito. De qualquer forma, este post no blog do Buffer traz alguns exemplos bacanas de conteúdo criados para lá. Tem da NASA, Machester City e a revista The Economist. Vale a pena ver. (EN)

Marketing digital e o alcance orgânico do Facebook: outra discussão comum de quem utiliza e trabalha com redes sociais é sobre a queda do alcance orgânico das páginas do Facebook. Este post do blog do Buffer traz algumas informações interessantes. A primeira é que a rede social, desde abril, proibiu o desenvolvimento de aplicativos que postem automaticamente na timeline de usuários. Segundo: ela hoje prioriza o engajamento ativo (compartilhar, comentar, reagir a uma publicação) em vez do engajamento passivo (visualização, cliques…). E terceiro: o conteúdo lá precisa ser encarado como um destino, não como algo que vai interromper o news feed do usuário. Ele precisa ser tão bom que faça as pessoas irem direto em sua página para consumi-lo. Dá uma olhadinha. (EN)

O que é um conteúdo de qualidade? O jornalista Renato Mesquita (também conhecido como Hank) é um dos maiores especialistas em SEO do Brasil e é o atual CMO da Rock Content. Neste post, ele analisa 155 artigos publicados no blog da empresa para trazer para você o que é, de fato, um conteúdo de qualidade para a web. É um texto longo, de 25 minutos, que vale cada segundo do tempo gasto nele. Vale muito a pena ler. (PT)

Para onde caminha o marketing de conteúdo? É essa pergunta que o texto do  Angelo Públio, um dos principais profissionais de marketing digital do Brasil, responde. Ele esteve na Hubspot, nos Estados Unidos, para especular sobre a questão. Saiu de lá com alguns insights importantes: primeiro, o como os chats nos sites e landing pages são fundamentais para a qualificação dos leads. Depois, a importância de uma relação de empatia entre o setor de vendas e o cliente. (PT)

Adolescentes já não usam tanto o Facebook: a pesquisa é da Pew Research e feita nos Estados Unidos e aponta algo que muita gente já tem observado: os adolescentes usam cada vez menos o Facebook. Por lá, a preferência é pelo Youtube, Instagram e Snapchat. No Brasil, é provável que o quadro seja semelhante, com o Whatsapp no lugar do Snapchat e um uso cada vez menor da rede do Mark Zuckeberg. (EN)

Bônus

  • Como o algoritmo do Instagram funciona: tudo que você queria saber e tinha medo de perguntar. No blog.
  • O mito da produtividade e o hack que vai mudar a sua vida: um excelente texto do Dimitri Vieira, no LinkedIn.

Cursos

Fundamentos do SEO com Greg Gifford: se você não tem problemas em acompanhar um curso em inglês, este é muito bom! Resumido, direto e prático, ele ensina o básico de como funciona o Google e como você pode produzir conteúdos para ele. Ele é organizado pelo Semrush, uma das melhores ferramentas de marketing de conteúdo disponíveis na internet. E o melhor, é gratuito! Recomendo.

Redação para Web: fazendo aqui meu merchan pessoal, se você está em Natal nos dias 30 de junho ou 5 de julho, pode fazer o Workshop de Redação para Web comigo. Nele, vou falar sobre SEO e como escrever para ser encontrado pelo mecanismo de busca. É um apanhado do que vi e aprendi trabalhando na Rock Content. A inscrição custa R$ 100 e restam apenas duas vagas. Vai ser no Cubo Hub, no Shopping Seaway. No dia 30 das 8h às 12h e no dia 5 das 19h às 22h.

Instagram marketing: o meu amigo Ed Souza, consultor de Marketing Digital aqui de Natal e craque no Instagram, promove o Workshop Instagram Prático no dia 28 de julho também no Cubo Hub. As inscrições custam a partir de R$ 127, mas com o código “boraimpulsionar” você tem 10% de desconto. Recomendo!

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