Fábio Farias – Jornalista e freelancer de marketing digital

Olá.

Meu nome é Fábio Farias. Sou jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Já trabalhei em jornais impressos, em órgãos públicos, em pequenas e grandes empresas.

Hoje atuo como freelancer de marketing digital para clientes de todo o Brasil, ministro cursos, além de ajudar pequenos negócios a atuar na internet.

Comecei, neste ano, uma curadoria de conteúdos relacionados à marketing digital e empreendedorismo. Eu os envio uma vez por semana e você pode recebê-lo colocando seu email abaixo.

Mas, se está interessado em saber mais sobre a minha trajetória, pode continuar o texto que conto tudo para você.

Minha vida profissional (ou como me tornei um freelancer de Marketing Digital)

Bem, vamos lá.

Tenho especialização em jornalismo econômico pela Fundação Getúlio Vargas, mas a minha paixão mesmo é internet, empreendedorismo e marketing digital.

Em 2017, concluí o Nanodegree de Marketing Digital da Udacity. De lá, passei um tempo trabalhando na Rock Content, antes de voltar a ser freelancer.

Eu trabalho com blogs desde 2006.

Já tive páginas de temáticas variadas, desde sites dedicados à literatura até outros dedicados mais ao jornalismo.

O meu projeto atual chama-se Apartamento 702. É um site de cultura e criatividade voltado para o público de Natal.

Nesta minha trajetória profissional de 10 anos, trabalhei em diversos projetos que envolvem internet, jornalismo e inovação.

Em 2010 liderei o time da campanha virtual do candidato ao Governo do RN, Carlos Eduardo (PDT).

Em 2011 implantei projetos de inovação e internet no Novo Jornal. Em 2012 atuei também na área de inovação e internet no mandato do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Como jornalista, trabalhei no Novo Jornal, Diário de Natal, Tribuna do Norte, além de ter publicado matérias em veículos como o Estado de S. Paulo, UOL e Folha de S. Paulo.

A partir de 2013 fui nomeado  diretor de novas mídias da Prefeitura do Natal. Lugar onde trabalhei por três anos e fui responsável pela inserção do órgão na internet, por meio da página do Facebook e perfis em redes sociais.

Coordenei campanhas específicas de internet voltados para o setor público. Durante a Copa do Mundo liderei a cobertura do Fifa Fan Festival e as ações digitais na cidade.

Em 2017 atuei como diretor de planejamento digital da Agência Cuca. Depois, trabalhei como analista de planejamento de SEO na Rock Content.

Hoje sou freelancer de marketing digital e consultor.

Certificações

Como hoje elas estão estão cada vez mais importante, decidi listar as minhas principais certificações da área:

  • Nanodegree de Marketing Digital – Udacity
  • Adwords Fundamentals – Google
  • Google Analytics – Google
  • Inbound Marketing – Hubspot
  • Costumer Sucess – Rock Content
  • Marketing de Conteúdo – Rock Content
  • Produção de Conteúdo Web – Rock Content
  • SEO – Rock Content
  • Blogs Corporativos – Rock Content

Essa lista deve crescer em breve. Tenho me interessado por temas envolvendo programação front-end e pretendo incluí-lo por aqui. Também, em breve, devo adicionar certificações mais avançadas de Adwords e a do Facebook Blueprint.

Afinal, sou meio fanático por aprender.

Das pequenas coisas que me orgulho

Fábio Farias - Freelancer de marketing digital

É difícil falar da minha trajetória profissional, sem falar das pequenas coisas que me orgulho. Uma das que lembro com mais carinho foi quando, junto com os jornalistas Ramon Ribeiro e Beto Leite, tocamos a Revista Catorze.

A iniciativa era de um site para balançar o jornalismo cultural da cidade. Era o ano de 2008, éramos universitários, com vontade de fazer diferente e de movimentar um pouco a cena.

Os frutos foram bem legais: zoamos a Danuza Leão, tivemos fotos e matérias em grandes jornais derivadas de textos que saíram na Catorze. Fizemos festas na cidade e até um evento com os candidatos ao Governo do RN para questioná-los sobre política cultural.

Outra, das que mais me orgulho, foi coordenar uma ação digital para doação de alimentos para desabrigados das chuvas de 2014 em Natal.

Usamos o Facebook para despertar o senso de ajuda das pessoas. Conseguimos toneladas de alimentos e tivemos um impacto social muito legal.

Também na Prefeitura, tive o prazer de fazer parte da comissão de instalação da Lei de Transparência da Prefeitura. E ajudei a conectar problemas da cidade com os gestores com a ideia e o seguimento da implantação do aplicativo Colab na cidade.

Em 2018, ao voltar para Natal, decidi me integrar ao time que quer reforçar o Jerimum Valley, o modesto ecossistema de startups da cidade. E nesta, me meti a entrar no comitê organizador do Startup Weekend Natal, além de organizar eventos para incentivar o empreendedorismo na cidade.

Hoje em dia acredito no impacto do empreendedorismo e em deixar um legado para pessoas.

***

É isso, se você quiser bater um papo comigo, ou acompanhar mais sobre o meu trabalho de freelancer de marketing digital

Sou muito ativo no Twitter, Facebook ou Linkedin e demoro uma eternidade para responder Whatsapp. Qualquer coisa, pode me mandar um email também!

Um abraço e espero que goste do conteúdo do blog.

Mostrar ComentáriosClose Comments

Comentários