Jornalista e especialista em marketing digital

Olá.

Meu nome é Fábio Farias. Sou jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Já trabalhei em jornais impressos, em órgãos públicos, em pequenas e grandes empresas.

Hoje atuo como freelancer para clientes de todo o Brasil, ministro cursos, além de ajudar pequenos negócios a atuar na internet.

Comecei, neste ano, uma curadoria de conteúdos relacionados à marketing digital e empreendedorismo. Eu os envio uma vez por semana e você pode recebê-lo colocando seu email abaixo.

Mas, se está interessado em saber mais sobre a minha trajetória, pode continuar o texto que conto tudo para você.

Minha vida profissional

Bem, vamos lá.

Tenho especialização em jornalismo econômico pela Fundação Getúlio Vargas, mas a minha paixão mesmo é internet, empreendedorismo e marketing digital.

Em 2017, concluí o Nanodegree de Marketing Digital da Udacity. De lá, passei um tempo trabalhando na Rock Content, antes de voltar a ser freelancer.

Eu trabalho com blogs desde 2006.

Já tive páginas de temáticas variadas, desde sites dedicados à literatura até outros dedicados mais ao jornalismo.

O meu projeto atual chama-se Apartamento 702. É um site de cultura e criatividade voltado para o público de Natal.

Nesta minha trajetória profissional de 10 anos, trabalhei em diversos projetos que envolvem internet, jornalismo e inovação.

Em 2010 liderei o time da campanha virtual do candidato ao Governo do RN, Carlos Eduardo (PDT).

Em 2011 implantei projetos de inovação e internet no Novo Jornal. Em 2012 atuei também na área de inovação e internet no mandato do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Como jornalista, trabalhei no Novo Jornal, Diário de Natal, Tribuna do Norte, além de ter publicado matérias em veículos como o Estado de S. Paulo, UOL e Folha de S. Paulo.

A partir de 2013 fui nomeado  diretor de novas mídias da Prefeitura do Natal. Lugar onde trabalhei por três anos e fui responsável pela inserção do órgão na internet, por meio da página do Facebook e perfis em redes sociais.

Coordenei campanhas específicas de internet voltados para o setor público. Durante a Copa do Mundo liderei a cobertura do Fifa Fan Festival e as ações digitais na cidade.

Em 2017 atuei como diretor de planejamento digital da Agência Cuca. Depois, trabalhei como analista de planejamento de SEO na Rock Content.

Hoje sou freelancer e consultor de marketing digital.

Certificações

Como hoje elas estão estão cada vez mais importante, decidi listar as minhas principais certificações da área:

  • Nanodegree de Marketing Digital – Udacity
  • Adwords Fundamentals – Google
  • Google Analytics – Google
  • Inbound Marketing – Hubspot
  • Costumer Sucess – Rock Content
  • Marketing de Conteúdo – Rock Content
  • Produção de Conteúdo Web – Rock Content
  • SEO – Rock Content
  • Blogs Corporativos – Rock Content

Essa lista deve crescer em breve. Tenho me interessado por temas envolvendo programação front-end e pretendo incluí-lo por aqui. Também, em breve, devo adicionar certificações mais avançadas de Adwords e a do Facebook Blueprint.

Afinal, sou meio fanático por aprender.

Das pequenas coisas que me orgulho

É difícil falar da minha trajetória profissional, sem falar das pequenas coisas que me orgulho. Uma das que lembro com mais carinho foi quando, junto com os jornalistas Ramon Ribeiro e Beto Leite, tocamos a Revista Catorze.

A iniciativa era de um site para balançar o jornalismo cultural da cidade. Era o ano de 2008, éramos universitários, com vontade de fazer diferente e de movimentar um pouco a cena.

Os frutos foram bem legais: zoamos a Danuza Leão, tivemos fotos e matérias em grandes jornais derivadas de textos que saíram na Catorze. Fizemos festas na cidade e até um evento com os candidatos ao Governo do RN para questioná-los sobre política cultural.

Outra, das que mais me orgulho, foi coordenar uma ação digital para doação de alimentos para desabrigados das chuvas de 2014 em Natal.

Usamos o Facebook para despertar o senso de ajuda das pessoas. Conseguimos toneladas de alimentos e tivemos um impacto social muito legal.

Também na Prefeitura, tive o prazer de fazer parte da comissão de instalação da Lei de Transparência da Prefeitura. E ajudei a conectar problemas da cidade com os gestores com a ideia e o seguimento da implantação do aplicativo Colab na cidade.

Em 2018, ao voltar para Natal, decidi me integrar ao time que quer reforçar o Jerimum Valley, o modesto ecossistema de startups da cidade. E nesta, me meti a entrar no comitê organizador do Startup Weekend Natal, além de organizar eventos para incentivar o empreendedorismo na cidade.

Hoje em dia acredito no impacto do empreendedorismo e em deixar um legado para pessoas.

***

É isso, se você quiser bater um papo comigo, ou acompanhar mais sobre o meu trabalho. Sou muito ativo no Twitter, Facebook ou Linkedin e demoro uma eternidade para responder Whatsapp. Qualquer coisa, pode me mandar um email também!

Um abraço e espero que goste do conteúdo do blog.

Deixe uma resposta